Muitos produtores de tabaco da região já deram início à colheita da safra. A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), estima que 8,5% do tabaco do período 2024/25 já está colhido.
O Parque da Expoagro Afubra, no município de Rio Pardo, sediará, na próxima sexta-feira, 8, às 14h o evento que marca, simbolicamente, a abertura oficial da colheita no Rio Grande do Sul. O evento, que integra o calendário de eventos do Estado, é uma organização conjunta das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Afubra e SindiTabaco.
Conforme o presidente da Afubra, Marcilio Drescher, anfitrião do evento, a solenidade é importante para o fumicultor gaúcho, pois demonstra que o Estado reconhece a relevância do setor.
Nesta semana, durante a última reunião de 2024 da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, o presidente da Afubra, Marcilio Drescher, disse que o cultivo de tabaco está encerrando em quase todas as áreas e já percebe-se um aumento de área, estimulado pela remuneração da safra anterior, quando o preço médio do tabaco aumentou quase 28%. “Em meados de novembro devemos ter alguma previsão sobre a área cultivada e o número de famílias produtoras envolvidas na atividade”, disse Drescher, sobre as perspectivas para a safra 2024/25.
Prêmio Preferência Real
A Universidade do Vale do Taquari (Univates) é responsável pela pesquisa da 23ª edição do Prêmio Preferência Real, promovido pelo Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão com o apoio da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva). O resultado da votação, que reconhece as marcas mais lembradas da cidade em diversas categorias, será divulgado em uma cerimônia no Clube CTA, no dia 21 deste mês.
A pesquisa envolve 500 entrevistados, cerca de 1% da população ativa de Venâncio Aires, com diversidade de gêneros, idades e classes sociais.
Conforme uma das organizadoras do evento, Cristiane Klock, serão mantidas 115 categorias que reconhecem profissionais, empresas e figuras públicas mais lembradas pela comunidade.
Jarbas: 20 anos de serviço público
Nesta semana, 77 servidores municipais foram homenageados pela Prefeitura de Venâncio Aires pelos serviços prestados ao longo de 20, 25 e 30 anos de funcionalismo público.
Na lista está o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, que completou 20 anos de serviço público neste ano. “Momento em que passa um filme dessa trajetória de trabalho e dedicação à medicina, ao município e ao próximo”, resumiu Jarbas.
Ele ingressou no quadro de servidores efetivos da Prefeitura da Capital do Chimarrão em 2 de agosto de 2004, como médico comunitário. Antes de ser aprovado em concurso, Jarbas chegou a atuar como médico contratado do Município por um período.
Sua principal ‘casa’ nestes anos de funcionalismo foi o posto de saúde do Caic, no bairro Coronel Brito, onde atuou por muitos anos como médico da família. Era lá que ele atuava quando foi o vereador mais votado, nas eleições de 2012.
Em 2020 foi eleito prefeito e, mesmo com as atividades à frente do Executivo, passou a atuar na linha de frente durante a pandemia de Covid-19, atendendo no posto de saúde do bairro Gressler. É nesta unidade de saúde que o prefeito reeleito segue atuando nas noites de sexta-feira, mesmo diante das agendas como chefe do Executivo. Passado o período eleitoral, ele retomou os atendimentos no posto, onde inclusive estava a serviço na noite de ontem.