No fim de semana, uma comitiva da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) esteve no Litoral Norte gaúcho para participar de dois eventos tradicionais à beira-mar. Em Xangrilá, na praia de Atlântida, o grupo participou do Paleta Atlântida e em Capão da Canoa, a comissão prestigiou a Festa do Bastião na Praia, organizada por venâncio-airenses para homenagear o santo padroeiro São Sebastião Mártir.
Na praia de Atlântida, onde foi realizado o maior churrasco a céu aberto do mundo, o time Fenachim liderado pelo prefeito Jarbas da Rosa, que está de férias, o presidente-executivo da festa, Vilmar de Oliveira, e o trio de soberanas – rainha Marina Jantsch e as princesas Larissa Maciel e Ana Flávia Dornelles, ‘tomou’ um chimarrão com o governador Eduardo Leite e o marido Thalis Bolzan. A corte já antecipou o convite para que o chefe do Executivo gaúcho visite a Fenachim, em maio.
A partir deste mês, as soberanas intensificam a agenda de divulgação da Festa com Sabor do Rio Grande. Para a primeira semana de fevereiro está programado o anúncio de dois shows nacionais. As atrações ocorrerão nos dois sábados que compreendem o período da festa – 3 e 10 de maio. O presidente-executivo adiantou, dias atrás, que será um show sertanejo e outro de pagode.

Páscoa em data fixa
Em 2024, a Páscoa foi comemorada em 31 de março. Neste ano, será celebrada no dia 20 de abril. A data não é fixa, porém, o Papa Francisco afirmou no sábado, 25, que a Igreja Católica está disposta a aceitar um domingo fixo para a Páscoa. O feriado religioso tem datas variáveis a cada ano. Além disso, há diferenças entre as celebrações das Igrejas Católica Romana e Ortodoxa. A Romana utiliza o calendário gregoriano, adotado oficialmente pela maioria dos países desde 1582, para calcular a data da Páscoa. Já a Ortodoxa segue o calendário juliano, que foi abandonado pela maioria das nações após o século 16. Isso geralmente resulta em celebrações em datas distintas, com intervalos de semanas.
Mais prazo para debater a concessão
O deputado estadual Guilherme Pasin (PP) solicitou ao governador Eduardo Leite a prorrogação do prazo de consulta pública sobre a concessão das rodovias do Bloco 2, que inclui a RSC-453. O período previsto para o envio das contribuições encerra no dia 21 de fevereiro. O parlamentar pede que o governador considere ampliar o prazo para permitir o maior engajamento dos envolvidos, garantindo que as implicações da concessão sejam amplamente discutidas.