Como você vai lembrar de 2024?

Em algumas horas nos despedimos de 2024. Um ano para nunca ser esquecido. Todos os desafios, em qualquer situação ou área da vida, nos deixam lições importantes. Mas o que dizer das enchentes registradas em maio deste ano, que ganham destaque em todas as retrospectivas que você vai ler, ouvir e assistir de 2024? Vamos terminar esse ano com inúmeras reflexões sobre o que vivenciamos no Rio Grande do Sul e ainda levaremos tema de casa para 2025. Certamente, o ano que se avizinha reserva espaço para muitos capítulos sobre as consequências deste intenso 2024.
No sábado, 28, durante o intervalo do programa Conversas de Fato, na Terra FM, provoquei colegas da redação integrada a pensarem em como iremos lembrar deste ano, para além da devastadora cheia.
O que aprendemos com 2024? O que mais nos fará lembrar, para sempre, deste ano? O nascimento de um filho, uma cura, a conquista da casa nova, a habilitação para dirigir, um abraço, um encontro, aquela receita de vó aprendida e degustada. Sempre é possível decifrar pequenas e grandes, doces e saborosas gentilezas da vida comum em meio a tantas dificuldades que ‘esbarramos’ por aí. Que sentimos!
A folhinha do calendário ‘só vira’ e as horas vão passar como em qualquer outro dia, mas não é à toa que um ano tem início e fim. Um novo ano chega para fazer um ‘reset’, talvez recalcular rotas e dar uma chance para aquela listinha de metas que foram amassadas em uma folha de papel.
Na vida pessoal, profissional ou comunitária, a essência de carregar um novo ano tem a mesma intenção. Não iremos e nem devemos esquecer o que foi vivido no ano que se despede. As lembranças, boas ou difíceis, nos convidam a refletir no que queremos e podemos fazer de melhor nos 365 dias que vêm aí. Seja bem-vindo, 2025!

A nova fotografia da posse

Jarbas da Rosa e Izaura Landim vão poder subir as escadas da Prefeitura de Venâncio Aires nesta quarta-feira, 1º de janeiro, em um cenário completamente diferente de quatro anos atrás. Reeleitos para comandar a Administração Municipal para os próximos quatro anos, Jarbas e Izaura tiveram uma posse limitada em janeiro de 2021, quando a pandemia de Covid-19 passava por uma das piores fases. A situação obrigou uma cerimônia restrita, tanto na Câmara quanto no prédio da Prefeitura. Nas fotos da posse, o acessório indispensável para o período se destacou: as máscaras.
Se a pandemia já seria o primeiro grande desafio da gestão, a dupla nem podia imaginar o que viria pela frente. Ciclos de estiagem, temporal e três enchentes históricas estão entre os efeitos climáticos que trouxeram prejuízos milionários para o município.
Nesta quarta, 1º, prefeito e vice-prefeita irão repetir a ‘marcha’ até a Prefeitura. Desta vez, os sorrisos estarão à mostra para eternizar uma nova fotografia da posse.

Foto: Alvaro Pegoraro

Transmissão ao vivo

As cerimônias de instalação da Legislatura, na Câmara de Vereadores, e a posse dos secretários municipais, na Prefeitura de Venâncio Aires, terão transmissão ao vivo da Rádio Terra FM, pelo dial 105.1 FM, e também poderão ser acompanhadas em vídeo pelo canal Terra Play, no YouTube, a partir das 17h.
As solenidades de posse de Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado também terão cobertura completa da Folha e Terra FM, pelas redes sociais, site folhadomate.com e com boletins de rádio ao longo da programação da emissora.

Festa da Virada com Ritmos da Terra

A festa da Virada, na noite desta terça-feira, 31, vai ser embalada com um repertório especial na Rádio Terra FM. Hoje, das 20h até a meia-noite, o comunicador Tavinho Botelho comanda o programa Ritmos, especial de Ano-Novo. Acompanhe ao vivo pelo 105.1 FM e interaja pelo WhatsApp (51) 99223-8585.

Seguem as obras das capelas velatórias

Os tapumes que foram colocados na esquina das ruas Jacob Becker e Visconde do Rio Branco, na região central de Venâncio Aires, fazem com que as obras das capelas velatórias, em anexo ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) passem, muitas vezes, despercebidas. Mas, como as estruturas cederam um pouco – fica a dica, até, para que os responsáveis reforcem os materiais, antes que caiam -, é possível ver que as fundações estão em andamento. A Prefeitura está investindo R$ 965 mil para reconstruir as capelas, já que o antigo prédio foi condenado. São 214,82 metros quadrados de área física e os espaços devem ficar à disposição ainda no primeiro semestre de 2025.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido