Enciclopédia livre cujo conteúdo pode ser ampliado ou alterado por qualquer pessoa, desde que com seriedade e respeito às normas de conduta e de direitos autorais; seu conteúdo é licenciado pela GNU Free Documentation License e pela Creative Commons SA 3.0.

Esta é a definição do site Wikipédia, uma das principais fontes de informação na internet. Entretanto, não é de hoje que se questiona a confiabilidade do conteúdo, justamente por ser possível a alteração do material postado. Nas escolas e universidades, os alunos são alertados, inclusive, há professores que não aprovam utilizar o site como fonte de pesquisa. Prova disso foi o episódio que caiu nos portais de notícia do país, nesta semana, quando se descobriu que algum usuário, ainda não identificado, de um computador do Palácio do Planalto alterou o perfil de dois jornalistas da Rede Globo.

Conforme apuração da reportagem do Portal G1, a rede de internet do Planalto foi usada para fazer alterações nos perfis dos jornalistas Míriam Leitão, colunista do GLOBO, e Carlos Alberto Sardenberg, da CBN e Rede Globo. Trata-se do IP 200.181.15.10, da Presidência da República. No entanto, apenas os administradores da rede do Planalto têm como saber exatamente qual equipamento do local foi usado.

Ao longo dos três anos e meio do governo Dilma, conforme reportagem do G1, o IP da Presidência foi usado para realizar cerca de 170 alterações na Wikipédia. Muitas modificaram verbetes relativos a órgãos ligados à Presidência e de ministros e ex-ministros como Moreira Franco, Antonio Palocci, Thomas Traumann, Ideli Salvatti e Alexandre Padilha, além do assessor especial da presidente, Marco Aurélio Garcia, e do vice-presidente, Michel Temer. O Palácio do Planalto afirmou que “o número do protocolo de internet (IP) citado pela reportagem é o endereço geral do servidor da rede sem fio do Palácio do Planalto. Isso significa que qualquer pessoa que utilizou essa rede via internet móvel terá como endereço de saída este número geral de IP. Por isso, não é possível apontar com segurança a identidade de quem alterou os textos citados pela reportagem a partir deste número de IP em maio de 2013”.

Agora o espaço será utilizado até para isso?