Parece recente, mas não é. A causa gay completa hoje 45 anos de luta contra a opressão e o preconceito. De acordo com o IBGE, o Brasil possui 60 mil pessoas que declararam viver com uma pessoa do mesmo sexo. Já conforme o Censo Demográfico de 2010, a capital líder do ranking é Florianópolis, Santa Catarina, seguida de Porto Alegre, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, RJ.
A violência contra os LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) mostra que o brasileiro não é tão ‘liberal’ assim. A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República publicou um relatório sobre violência homofóbica com dados referentes a 2012, que mostra que o número de denúncias de violência homofóbica cresceu 166% em relação ao ano anterior, saltando de 1.159 para 3.084 registros.
As violações de direitos humanos relacionadas à população LGBT também cresceram em 46,6%, de 6.809 casos em 2011 para 9.982 em 2012. O número de violações é maior porque em uma única denúncia pode haver mais de um tipo de transgressão. As denúncias mais comuns foram de violência psicológica, discriminação e violência física, respectivamente. As denúncias envolveram, segundo a secretaria, 4.851 vítimas.
Em abril deste ano chegou ao Brasil, em parceria com a prefeitura de São Paulo, a campanha “Livres e Iguais” da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é promover a igualdade e o respeito aos direitos da população LGBT. A é uma parceria com a prefeitura de São Paulo e faz parte das atividades do Mês do Orgulho LGBT de São Paulo.
é preciso aumentar a conscientização das pessoas sobre a violência e a discriminação homofóbica e transfóbica e promover mais respeito pelos direitos da população LGBT
SAIBA MAIS
Adata escolhida marca a chamada Rebelião de Stonewall, ocorrida em 28 de junho de 1969, em Nova Iorque. Trata-se de um conjunto de episódios de conflito violento entre gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros e a polícia da’ cidade que nunca dorme’ que se iniciaram com uma carga policial e duraram vários dias. Teve lugar no bar Stonewall Inn e nas ruas vizinhas, e é largamente reconhecida como o conjunto de eventos catalisadores dos modernos movimentos em defesa dos direitos civis LGBT. Stonewall foi um marco por ter sido a primeira vez em que um grande número de pessoas LGBT se juntou para resistir aos maus tratos da polícia contra a comunidade.