Os mesários que irão atuar nas Eleições Municipais 2024 devem ser convocados ainda nesta semana pela Justiça Eleitoral.
Conforme o chefe do Cartório Eleitoral de Venâncio Aires, Eduardo Mosman, até sexta-feira, 12, a lista com os eleitores que serão chamados para trabalhar em Venâncio, Mato Leitão e Boqueirão do Leão, que compreendem a 93ª Zona Eleitoral, deve ser publicada. Somente na Capital do Chimarrão, 704 eleitores serão chamados para atuar em 176 locais de votação. Para cada seção, quatro pessoas são convocadas.
Segundo o calendário eleitoral, na segunda-feira, 9, iniciou o prazo para publicação de edital contendo os nomes dos mesários designados para atuar no pleito. A relação completa a Folha do Mate publicará em folhadomate.com e na edição impressa do fim de semana. O primeiro turno das eleições, quando os eleitores voltam às urnas para eleger prefeitos e vereadores, está marcado para o dia 6 de outubro.
Noite de capacitação para o pleito
O Clube de Leituras abre as portas, hoje à noite, para o curso ‘Sou candidato, o que preciso saber?’, que integra o projeto Seu Voto, Sua Voz.
A capacitação, a partir das 19h, é voltada aos pré-candidatos que irão disputar as eleições municipais deste ano, e também dirigentes partidários e assessores. A iniciativa é da Folha do Mate e Terra FM, em parceria com o campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) de Venâncio Aires.
Mais de 100 inscritos acompanharão o curso que será ministrado pelo professor e coordenador do curso de Direito da Unisc Venâncio, o advogado Ricardo Hermany.
Cigarros eletrônicos
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado adiou, mais uma vez, a votação do projeto que regulamenta a produção, comercialização, fiscalização e propaganda de cigarros eletrônicos no Brasil. A votação já havia entrado na pauta dia 11 de junho.
Nesta semana, a votação foi adiada após requerimento de adiamento de discussão apresentado pelo senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR). Com isso, a previsão é que a matéria entre na pauta da comissão no dia 20 de agosto.
Bandinhas alemãs
As tradicionais bandinhas alemãs agora terão um dia para serem homenageadas no calendário gaúcho. Na terça-feira, 9, a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei do deputado estadual Elton Weber (PSB), que reconhece as bandinhas alemãs como de relevante interesse histórico do Rio Grande do Sul.
A proposição também estabelece o dia 22 de novembro como Dia das Bandinhas Alemãs, em homenagem a Santa Cecilia, padroeira dos músicos. Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com mais de 200 bandinhas em atividade.
Conforme a assessoria do deputado, o projeto segue agora para sanção do governador Eduardo Leite. Segundo o deputado, a aprovação acontece num momento importante – o Bicentenário da Imigração Alemã . “O projeto tem o intuito de valorizar esse patrimônio cultural típico da Região Sul, as bandinhas trazem em sua essência o ritmo característico da cultura alemã, não há Kerb ou Oktober sem bandinha, um ritmo que coloca todos para dançar em bailes, festas comunitárias e eventos”, destaca o parlamentar.