No domingo, 20, começa a Copa do Mundo de Futebol, no Catar. O primeiro jogo será entre a seleção da casa e o Equador, às 13h. Já o Brasil faz sua estreia na quinta-feira, 24, contra a seleção da Sérvia, às 16h. É neste dia e hora que a seleção brasileira inicia a busca pela sexta estrela para a nossa camiseta.
Vencer uma Copa, depois de 20 anos, seria um grande presente para a nação brasileira, que viveu (e ainda vive) dias de tanta polarização no cenário político, ofuscando, de certa forma, tantas coisas boas e importantes do nosso país. Precisamos desta dose de otimismo.
Aliás, cerca de 60 milhões de brasileiros nasceram depois do penta, conquistado em 2002. Ou seja, ainda não sentiram a emoção e a alegria de ver o Brasil levantar esta taça. É chegada a hora de os brasileiros torcerem pelo hexa. Agora, a torcida é única. É pelo teu, pelo meu, pelo nosso Brasil!
Concurso público e a final da Copa
Começaram ontem e seguem até o dia 28 deste mês, as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Venâncio Aires. As provas objetivas estão marcadas para o dia 18 de dezembro, data da final da Copa do Mundo, marcada para um domingo, às 12h. Os locais e horários das provas do concurso ainda não foram divulgados, mas o edital já prevê que a aplicação das provas para alguns cargos ocorrerá pela manhã e para outros, no turno da tarde.
Segundo a assessora administrativa da Secretaria de Administração, Mara Rosane Cruz da Silva, a data acabou coincidindo com a final da Copa, no entanto, pelos prazos que precisam ser respeitados, esta é a única data possível de realizá-la, sem comprometer a demanda da Secretaria de Educação, que tem pressa com as nomeações projetando o ano letivo de 2023. Fica aqui a sugestão de a empresa, se for possível, realizar as provas do turno da tarde, após a grande final da Copa (e na torcida, é claro, para que o Brasil esteja em campo naquele dia).
Isenções no concurso
Doadores de medula óssea e mesários podem solicitar isenção da taxa de inscrição do concurso público da Prefeitura de Venâncio Aires.
No caso dos doadores de medula óssea, o benefício está previsto na Lei Municipal 6190/2018. Para isso, o candidato deve comprovar cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Os eleitores que atuaram como mesários nos últimos dois pleitos eleitorais também podem solicitar isenção, desde que apresentem uma declaração dos trabalhos. O prazo para pedir a isenção é até sexta-feira, dia 18. Já a comunicação do resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição ocorre na segunda-feira, dia 21.
Atendimento especial
Ao se inscrever no concurso público da Prefeitura de Venâncio Aires, o candidato pode solicitar atendimento especial, como por exemplo, acessibilidade no local da prova, intérprete de Libras, auxílio para preenchimento do cartão de resposta (no caso dos candidatos com deficiência visual), e até sala de amamentação para as candidatas que estão na fase de amamentação (com filho de até seis meses), entre outras situações.
Os detalhes podem ser conferidos no edital do concurso, disponível no mesmo site das inscrições: www.legalleconcursos.com.br.
Projeto ‘Envelhecer e Viver’
Até esta sexta-feira, 18, pessoas com 60 anos ou mais têm a oportunidade de se inscrever no projeto ‘Envelhecer e Viver’ desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Conselho Municipal do Idoso e Sesc. De forma gratuita, os inscritos poderão participar de aulas de hidroginástica, dança, pilates, yoga, caminhadas em grupos, oficinas de câmbio e letramento digital.
Os interessados podem procurar a Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Social (na Rua General Osório, 1.430). Além da idade uma das exigências é fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico). Para quem ainda não está inscrito, o procedimento pode ser feito no mesmo dia da inscrição no projeto, também junto ao prédio da secretaria, apresentando documentos de identificação e comprovante de residência.
Palanque em festa
No domingo, 13, Vila Palanque comemorou 130 anos de colonização. Quem esteve por lá, pôde conferir de perto a alegria e o orgulho da comunidade, que preparou uma programação especial para brindar essa data histórica. Parte desta história foi marcada pela mobilização da comissão emancipatória. Embora o sonho tenha ficado mais distante na última década, isso não diminuiu o empenho e a união dos moradores do 6º distrito. Diversas autoridades e lideranças do município estiveram na festa e participaram da programação especial, entre elas, o prefeito Jarbas da Rosa, a primeira-dama Janete da Rosa. A rainha da 16ª Fenachim, Veridiana Röhsler e a princesa Alexandra Keller, também marcaram presença. Confira a cobertura das festividades na página 3.