Começa nesta quarta-feira, 1º, feriado do Dia do Trabalhador, a 17ª Festa Nacional do Chimarrão. Realizada a cada dois anos, a Fenachim é o maior evento de Venâncio Aires e uma das festas mais conhecidas do calendário gaúcho.
Em um evento que celebra a bebida-símbolo do Rio Grande do Sul, o ‘coração’ da festa não poderia ser outro: o chimarródromo. É neste espaço que fica instalada a Escola do Chimarrão, que é a entidade que garante a identificação e a divulgação do mate amargo na Fenachim.
É na escola que o visitante prepara o chimarrão topetudo, enche a térmica para o segundo tempo da mateada, aprende curiosidades e fica por dentro dos benefícios da erva-mate.
Desde que foi criado o Instituto Escola do Chimarrão, em 2004, essa será a primeira Fenachim sem Pedrão. Fica difícil de imaginar a festa sem a presença daquele gauchão de bota, bombacha, bigode e seu inseparável chapéu.
Pedro José Schwengber faleceu em maio do ano passado. À frente da Escola do Chimarrão, onde atuava como diretor-executivo, se tornou um dos principais divulgadores de Venâncio e do chimarrão. Um embaixador da Capital do Chimarrão. Arrisco dizer que era o morador de Venâncio mais conhecido fora do município. Não é à toa que a imagem dele estampava o outdoor bem na entrada da cidade.
A Fenachim não terá mais o Pedrão, mas os ensinamentos dele continuarão sendo compartilhados por uma equipe que sabe muito bem que “tão bom quanto tomar, é saber fazer”. Como forma de homenagear essa figura ilustre, a partir desta edição da Fenachim, a Escola do Chimarrão passa a ter um espaço fixo dentro do Parque do Chimarrão. É o Galpão Pedro José Schwengber, que será inaugurado amanhã, às 15h, junto ao chimarródromo. Um espaço para cultivar esse hábito e difundir o legado do eterno Pedrão.
Museu
Durante os dois finais de semana que compreendem a 17ª Fenachim, o Museu de Venâncio Aires terá horário especial de atendimento. Nos dias 4 e 5 e também dias 11 e 12 de maio, a Casa de Cultura estará aberta das 14h às 18h. Oportunidade para quem é morador de Venâncio e também para os visitantes, que aproveitam o passeio pela Capital do Chimarrão para explorar mais pontos de visitação.
Coral Ser Mais Feliz na Fenachim
O primeiro dia da programação da Fenachim reserva uma programação especial junto ao estande da empresa CTA Continental. Está agendado para essa quarta-feira, 1º, a partir das 16h, a apresentação do coral Ser Mais Feliz.
O coral da CTA é formado por funcionários da empresa e tem como regente o músico Daniel Böhm. “No dia 1º de maio, o Coral Ser Mais Feliz tomará um Mate da Esperança sem Desassossegos, na Fenachim. Não cantaremos Só uma Canção pois queremos muitas Evidências de uma ótima apresentação”, antecipou a integrante Karine Sehn, que se inspirou nos nomes de algumas músicas apresentadas pelo coral para escrever um convite especial.
Karine, que aparece em primeiro plano da selfie abaixo, é soprano no coral da CTA e tem seu nome marcado na história da festa. Ela foi rainha da 3ª Fenachim, realizada em 1991, ano do centenário de Venâncio Aires.