Chegou a hora de a comunidade prestigiar a 147ª Festa de São Sebastião Mártir. O evento inicia hoje, segue nesta sexta-feira, 20, feriado municipal, e vai até domingo, 22. Nesta semana, a Folha do Mate e a Terra FM receberam o tradicional Arrastão do Bastião. Animados pelo som de bandinha, os casais festeiros, o ministro André Henckes, e o padre Roque Hammes vieram fazer o agradecimennto pela parceria na divulgação, convidar para a festa e deixar a bênção ao nosso espaço de trabalho. Durante a visita, o padre Roque também destacou que essa é a festa da retomada. As últimas edições sofreram alterações na programação, em função da pandemia de Covid-19, que mudou o cenário dos eventos a partir de março de 2020.
Em 2021, a festa foi mantida, porém, as missas na igreja Matriz tiveram público limitado, não teve missa campal, nem procissão e os fiéis receberam a bênção em formato drive-thru. Devido à necessidade de distanciamento social, naquele ano o bispo Dom Aloísio Alberto Dilli esteve sozinho, no centro do gramado da igreja, e invocou a bênção ao povo de Venâncio e ao hospital São Sebastião Mártir. Esse também foi o primeiro ano de tele-entrega do famoso pastel do Bastião, formato que veio para ficar.
Já em 2022, ainda com impactos da pandemia, as apresentações de bandas não aconteceram e devotos foram orientados a irem à missa campal e à procissão usando máscaras. Na parte gastronômica, pastel e galinhada foram mantidos, com a opção também da buscar ou de pedir a tele-entrega. Agora, em 2023, a festa poderá retornar com uma programação completa e sem restrições. São quatro dias para aproveitar os festejos, provar aquele delicioso pastel e renovar a fé no padroeiro.
Terra FM ao vivo do Pavilhão
No clima da Festa do Bastião, o projeto Conexão 105 ‘estaciona’ sua caravana no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir. A Rádio Terra FM estará com programação especial, direto da festa. Nesta sexta-feira, feriado municipal, a 105.1 FM terá programação ao vivo da festa, das 10h às 21h. No sábado, a equipe da Terra vai transmitir a programação ao vivo do Pavilhão, das 9h às 18h, e no domingo, 22, o programa Alma Gaúcha será apresentado do Pavilhão, das 9h30min às 13h.
Conquista guardada na história
O jornal é informação, mas também é documento, é história. No caso da Folha do Mate, são 50 anos registrando os principais fatos e acontecimentos de Venâncio Aires e região. E faz parte deste acervo histórico todas as escolhas da corte do Carnaval Infantil do interior, concurso criado em 1985.
Neste ano, não foi diferente. Está ‘guardado’ nas nossas páginas e na história de Venâncio, o registro da escolha da corte de 2023, formada pela rainha Lara Frey Niedermeier, do bloco Os Noventinhas, de Linha Marechal Floriano, da 1ª princesa Kauani Iasmin Posselt, do bloco Os Imigrantes, de Centro Linha Brasil, e a 2ª princesa, Rafaella Cassuli Stertz, do bloco Os Palmeirinhas, de Linha Arroio Grande.
Eleitas no último domingo, 15, elas já cumprem agenda de divulgação do Carnaval Infantil. Na terça-feira, 17, o trio esteve na Rádio Terra FM para participar da primeira entrevista ao vivo, depois de terem sido eleitas. Antes de entrarem no ar, elas conferiram a edição impressa da Folha do Mate, que registrava na edição daquele dia, a conquista do trio. “Estamos famosas”, disse a pequena Lara, feliz da vida com a reportagem.
O presidente da Associação Carnavalesca do Interior de Venâncio Aires (Aciva), Jairo Bencke, destacou a importância do apoio na divulgação do evento e o valor do jornal impresso, principalmente para as comunidades da área rural. “A internet está aí, mas o jornal impresso tem um valor muito grande para nós, do interior”, disse ele.
Classificação do tabaco na propriedade
Está marcado para hoje, às 10h, o ato de promulgação da lei que torna obrigatório que a classificação do tabaco nas propriedades, e não nas sedes das empresas, como ocorre atualmente. O projeto foi aprovado no dia 22 de dezembro pela Assembleia Legislativa, mas o governo não sancionou. Com isso, a lei precisa ser promulgada pelo presidente da Assembleia, Valdeci Oliveira (PT).
Para os parlamentares e entidades defensores da proposta, a nova legislação vai garantir uma relação mais transparente e igualitária entre as empresas que comercializam o tabaco e os produtores. O SindiTabaco, entidade que representa as indústrias do tabaco, manifestou preocupação com as consequências da aprovação do projeto e listou motivos pelos quais foi contrário à proposição, como iluminação inadequada para a classificação e ausência de balanças aferidas pelo Inmetro nas propriedades rurais e ausência de infraestrutura para emissão de notas fiscais nas propriedades.
Acordo com a JTI reajusta a tabela de preço do tabaco em 30,17%
Depois de dois dias de encontros com nove empresas de tabaco, a negociação do preço do tabaco para a atual safra de tabaco encerrou com apenas um acordo assinado. Na tarde de terça-feira, 17, entidades representativas dos produtores de tabaco assinaram protocolo com a empresa JTI. A empresa, com sede em Santa Cruz do Sul, confirmou o reajuste de 30,17% na tabela de preço do tabaco para a safra 2022/23. Segundo informado por meio da assessoria de imprensa da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), esse é o índice apurado durante o levantamento conjunto do custo de produção.
As entidades que formam a comissão representativa dos fumicultores informaram que, embora não tenha chegado aos percentuais pretendidos, a JTI cumpriu com o protocolo assinado na safra passada, que estabelecia a reposição do custo de produção e mantém o percentual de ganho real acordado na safra passada. “O acordo só foi possível pois as entidades mantiveram um intenso diálogo para o avanço da negociação”, informaram as entidades. Além da JTI, as reuniões ocorreram com as empresas BAT, China Brasil Tabacos, Universal Leaf, Alliance One, CTA, UTC, Tabacos Marasca e Brasfumo. Com estas, não houve acordo formalizado.