Diversas cidades brasileiras, inclusive gaúchas, já anunciaram a flexibilização do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19. Na região, o assunto entrou na pauta da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) na última sexta-feira, 11, e os prefeitos decidiram manter as mesmas regras, por enquanto.
A expectativa, conforme o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, que participou da reunião, é de que nesta semana o Governo do Estado anuncie mudanças em protocolos. “É o momento de discutir esta flexibilização, pois os casos diminuíram bastante e podemos pensar, inicialmente, em uma flexibilização em ambientes abertos e, num segundo momento, nos ambientes fechados”, disse o chefe do Executivo.
Caso o Estado não anuncie nenhuma alteração, Jarbas disse que o assunto será levado para discussão, na próxima reunião do Centro de Operações de Emergência (COE) de Venâncio Aires, que é o grupo de trabalho local que trata sobre os protocolos que envolvem a pandemia.
Até essa segunda-feira, 14, pelo menos dez estados brasileiros e o Distrito Federal já flexibilizaram as regras de uso de máscaras.
Casos de Covid
A Prefeitura de Venâncio Aires informou nessa segunda-feira, 14, que, a partir desta semana os boletins que informam o número de casos de Covid-19 na Capital do Chimarrão serão informados duas vezes na semana: segundas e quintas-feiras.
Desde 2020, a Prefeitura divulga à imprensa regional a situação epidemiológica do município. Transparência que foi muito importante para que pudéssemos acompanhar a evolução da doença, os picos e quedas, e trazer a informação precisa sobre a pandemia.
A decisão de divulgar os casos duas vezes na semana é mais um sinal de que a pandemia vem desacelerando. Também ontem, o Município desmontou o Centro de Testagem que funcionava junto à Unidade de Saúde do bairro Gressler. Agora, os testes voltam a acontecer de forma descentralizada, em todos os postos, inclusive no interior.
Chimarródromo
Começaram as obras do chimarródromo, estrutura coberta que será erguida em frente ao ginásio de exposições, no Parque Municipal do Chimarrão. O espaço será inaugurado oficialmente durante a 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), em maio.
A estrutura abrigará atrações culturais e eventos durante a Fenachim, mas também seguirá como patrimônio do Parque, após o evento. Até então, o chimarródromo era erguido com uma estrutura de lonas, que era locada especialmente para eventos.
A empresa Invicta Construtora é a responsável pelos trabalhos de instalação das estruturas metálicas e cobertura do espaço, que terá 910 metros quadrados. O investimento é de R$ 397 mil oriundos das sobras orçamentárias da Câmara de Vereadores no ano passado, quando o Legislativo era presidido por Tiago Quintana (PDT).
O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (foto), esteve no Parque ontem e acompanhou os trabalhos. Segundo ele, a previsão de conclusão é de 30 dias.
Mesmo com uma fratura no pé esquerdo e usando muletas (ele teve um acidente doméstico), Jarbas disse que segue cumprindo o maior número de agendas possíveis. “As obras não podem parar”, disse ele.
Mosquitos
As queixas relacionadas aos mosquitos são constantes em Venâncio Aires. Nas rodas de conversa, lá e cá, a quantidade de mosquitos entra em pauta. Na última semana, a Capital do Chimarrão confirmou quatro casos de dengue, todos contraídos dentro do município.
Os casos reforçam as medidas preventivas, sobretudo, a revisão constante que devemos fazer em jardins e pátios, para averiguar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue. “É imprescindível a atenção para qualquer objeto que possa acumular água. Sejam vigilantes em suas casas, terrenos e até com o pátio do vizinho”, solicita o secretário municipal de Saúde, Tiago Quintana.