No dia 6 de outubro, a Folha do Mate completa 50 anos. Para marcar a data, um caderno especial está sendo produzido pela equipe de reportagem. A proposta da publicação é convidar os leitores a mergulharem no passado. Com o tema ‘Folha do Mate 50 anos – Embarque nessa viagem no tempo’, o caderno vai destacar os principais marcos e referências das décadas de 70, 80, 90 e anos 2000. A proposta editorial vai abordar os principais marcos noticiados nas últimas décadas, mas também vai relembrar o que foi moda, carros da época, objetos, músicas e costumes que marcaram cada década. O recorte no tempo inicia pela década de 70, que foi quando foi fundada a Folha do Mate.
Os leitores são convidados a participar enviando suas lembranças e memórias destas décadas. Valem fatos marcantes, conquistas de títulos, roupas e acessórios que eram a sensação, aparelhos antigos, personagens, músicas e filmes que embalaram gerações. Vale também citar lugares e pessoas que foram referência de uma destas décadas.
As sugestões podem ser enviadas pelo WhatsApp 51 98943-4110 ou para o e-mail [email protected]. Entre com a gente nessa viagem no tempo e participe da publicação histórica de 50 anos da Folha do Mate.
Fim de semana bem gaúcho
O fim de semana promete ser no clima das tradições gaúchas. Embora os festejos farroupilhas já estejam acontecendo em Venâncio Aires, desde o começo deste mês, as atividades tradicionalistas ganham intensidade a partir deste fim de semana, com a realização da 1ª Festa Campeira, no Parque do Chimarrão.
O ponto alto é na próxima terça-feira, 20, quando ocorre o desfile na rua Osvaldo Aranha, no Dia do Gaúcho. Segundo os organizadores, 150 cavalarianos devem participar do trajeto, que se inicia no Barão do Triunfo até a Conde D’Eu.
Ao longo desta semana, diversas atividades envolveram estudantes de escolas da cidade e interior do município. Entre elas, destaco as visitas aos educandários feitas pelo padre Aldo José da Silveira, patrono dos Festejos Farroupilhas de Venâncio Aires. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Narciso Mariante de Campos, foi uma das escolas visitadas pelo patrono. As atividades na escola de Linha Tangerinas contaram com a participação de integrantes do Oco do Coqueiro, grupo que participa pela primeira vez das programações farroupilhas do município. Durante a ação, o grupo fez rodadas de chimarrão, aulas de como encilhar um cavalo, além de demonstração em laçar vaca parada. Os alunos também tiveram a oportunidade de andar a cavalo.
São experiências que enriquecem a formação destes estudantes e evidenciam a nossa cultura gaúcha.