Chegou o momento de unir tradição, cultura e celebração em um só lugar. Começa hoje, no Parque do Chimarrão, a 17ª Festa Nacional do Chimarrão. De 1º a 4 e de 7 a 11 de maio, o Parque volta a respirar essa festa que é símbolo da identidade venâncio-airense. A expectativa da organização é superar os números das edições anteriores, atraindo mais de 150 mil visitantes.
O coração da festa é o chimarródromo Arnildo Bento da Silva. É lá que se vive a essência da Fenachim. O local, que abriga a Escola do Chimarrão, é um dos espaços mais aconchegantes da festa. Nesta edição, flores e lustres dão um charme especial ao local, que também conta com bancos para os visitantes descansarem ou simplesmente se acomodarem para tomar chimarrão em uma roda de amigos.
Feira da agroindústria familiar, artesanato, exposições comerciais, shows com artistas locais, estaduais e nacionais, atrações culturais e competições esportivas integram essa programação ampla e diversificada, pensada para que cada visitante encontre seu espaço e viva experiências que possam ser lembradas para sempre. Como diz a música-tema, essa é a festa que reúne amigos e tem sabor de tradição. É hora de celebrar essa aguardada Fenachim, a festa da superação.

O que Eduardo Leite vai anunciar na Fenachim?
A 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) começa hoje em Venâncio Aires. A abertura oficial ocorre às 15h e contará com a presença do governador Eduardo Leite. Essa será a primeira visita de Leite ao maior evento da Capital do Chimarrão, isso porque, em 2019, ano da 15ª Fenachim, Leite já era governador, mas não veio ao evento. Em 2022, quando foi realizada a última edição da festa, Leite já tinha renunciado ao cargo – era cotado a concorrer à presidência da República – e Ranolfo Vieira Júnior, que assumiu o Governo do Estado, foi quem participou da abertura oficial.
Naquela oportunidade houve a assinatura de dois contratos: um com o Badesul, de R$ 12 milhões para pavimentação da chamada ‘Estrada Velha’ para Santa Cruz do Sul (via entre o bairro Bela Vista e a Linha Hansel), o outro com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) para a criação do Centro de Formação dos Sistemas Penal e Socioeducativo, junto ao prédio do antigo Instituto Penal de Mariante (IPM), em Vila Estância Nova. Os planos mudaram e essa estrutura no nono distrito foi demolida em julho do ano passado, pois no local serão erguidas 72 casas para pessoas atingidas pela enchente. Aliás, a última vez que o governador Eduardo Leite esteve em Venâncio Aires foi justamente para anunciar a construção destas moradias. Isso ocorreu em 11 de junho de 2024. Essas casas ainda não começaram a ser construídas, mas a expectativa é de que nas próximas semanas tenhamos novidades sobre as futuras moradias. Será que teremos anúncios durante a visita do governador nesta tarde?
É tradição na visita dos governadores durante a Fenachim o anúncio de obras ou repasses de recursos. No caso de Leite, há expectativa de que ele sancione a lei que municipaliza a VRS-816, hoje de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). A Assembleia Legislativa aprovou a proposta na terça-feira, 29.

Madrugada é destaque em ranking gaúcho
A empresa Madrugada Alimentos é, mais uma vez, destaque na pesquisa Top Of Mind. Os vencedores da 35ª edição foram revelados na noite de segunda-feira, 28. A premiação é realizada a partir de uma pesquisa do Grupo Amanhã que evidencia as marcas mais lembradas pelos gaúchos.
A Madrugada é a segunda marca de erva-mate mais lembrada pelos gaúchos – primeiro lugar ficou com a Barão – e a segunda marca mais lembrada de chás no Rio Grande do Sul. Nessa categoria, a marca Leão foi a mais citada na pesquisa.