Os contribuintes de Venâncio Aires, que estão retirando as guias de pagamento do IPTU 2022 devem estar ‘calculando’ o quanto a mais irão pagar de imposto neste ano. Conforme a secretária municipal da Fazenda, Fabiana Keller, o IPTU, assim como os demais tributos, sofreram atualização pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Sendo assim, foi considerado o IPCA do período de janeiro a dezembro de 2021, que é de 10%. “Podemos sempre abrir o cálculo e demonstrar para as pessoas que têm dúvida. No nosso sistema consta bem explicado toda a memória de cálculo, de cada um”, observa a secretária.
Fila para retirar a guia de pagamento
Contribuintes formaram uma extensa fila em frente à Prefeitura de Venâncio Aires, nessa segunda-feira, 10, para retirar a guia de pagamento em cota única do IPTU 2022. Nas primeiras horas da manhã, a fila já ‘dobrava’ a esquina do prédio, entre as ruas Osvaldo Aranha e General Osório.
A secretária municipal da Fazenda, Fabiana Keller, lembra que é possível emitir a guia de pagamento pela internet, no site da Prefeitura (www.venancioaires.rs.gov.br). Ao acessar o endereço, o contribuinte visualiza um banner, na capa do site, que dá acesso ao documento. A guia de pagamento à vista pode ser paga até o dia 10 de fevereiro. Para acessar o documento no site é necessário registrar o CPF ou CNPJ do dono do imóvel. Os contribuintes que não conseguirem acessar pela internet, podem buscar atendimento no balcão da secretaria, junto à Prefeitura.
O Município também vai oportunizar o parcelamento do tributo, em até oito vezes, com vencimentos mensais, entre março e outubro, porém sem os descontos. Para estes contribuintes, as guias para pagamento estarão disponíveis no site a partir do dia 14 de fevereiro, mas lembra que os carnês também serão entregues pelos Correios nas residências.
Covid na pauta dos prefeitos da região
Os prefeitos da região se reúnem, hoje pela manhã, para a primeira assembleia ordinária da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) de 2022. Entre os assuntos da pauta está o enfrentamento da nova onda de casos de coronavírus, com destaque para o aviso que o Governo do Estado emitiu, na última semana, para todos municípios gaúchos. Os gestores também irão debater sobre um termo de cooperação com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para identificação de variantes genéticas do coronavírus na região.
Na assembleia conjunta, que está marcada para as 9h, em Santa Cruz do Sul, também serão debatidos os efeitos da estiagem, outro tema que vem preocupando os gestores, principalmente, tirando o sono do produtor rural.
98% em recuperação domiciliar
A segunda semana de 2022 inicia com a confirmação de 94 casos positivos de Covid-19 em Venâncio Aires. Apesar do aumento significativo nos últimos dias, os números mostram que estes casos positivos são mais leves, pois 98% dos pacientes com vírus ativo em Venâncio estão em recuperação domiciliar. O boletim divulgado no fim da tarde de ontem informa que há 293 pessoas se recuperando da doença em casa, ou seja, que não precisaram de internação hospitalar. O mesmo boletim atualiza que há cinco internados no hospital em função da doença, destes três estão na UTI do Hospital São Sebastião Mártir.
Apesar da alta transmissibilidade da variante Ômicron, que já tem confirmação de transmissão comunitária no Rio Grande do Sul, este novo ‘perfil’ dos pacientes está sendo um dos pontos debatidos pelos gestores municipais e estaduais e deve pesar na discussão sobre possíveis novos protocolos. Por enquanto, as regras seguem as mesmas, com o pedido de reforçar os cuidados básicos, como o uso de máscara.
“As vacinas não são instrumentos mágicos de cura, mas representam certamente, junto aos tratamentos que estão sendo desenvolvidos, a solução mais razoável para a prevenção da doença.”
PAPA FRANCISCO
Pelo interior: Compartilhe seu registro com a gente
No sábado, 15, a Folha do Mate publica o primeiro caderno Folha Rural de 2022. A publicação mensal destaca informações sobre agricultura, infraestrutura e também compartilha histórias e curiosidades de quem vive na área rural.
Você, leitor e assinante, que reside no campo ou visitou algum cantinho do nosso interior, é convidado a enviar algum registro para a Redação e a fazer parte da próxima edição deste caderno especial. Compartilhe alguma foto de um momento da lida no campo, da sua lavoura, de alguma curiosidade ou de uma tarefa que faz parte da sua rotina no interior. Os registros podem ser enviados pelo WhatsApp, para o número 98943-4110, ou para o e-mail [email protected]
Mate curto…
Bate-papo – O ex-prefeito de Venâncio Aires e pré-candidato a deputado estadual, Airton Artus, promove nesta terça-feira, 11, mais uma live Conexão Airton. A convidada do bate-papo desta noite é a professora Sara da Rosa, que coordena a ONG Parceiros da Esperança. A transmissão entra no ar às 19h30min, na página de Airton Artus, no Facebook.
Gasolina – A Folha do Mate realiza, mensalmente, o levantamento do preço médio da gasolina em Venâncio Aires. Ontem, a reportagem constatou uma redução média de R$ 0,44 por litro. Na comparação com janeiro de 2021, o preço subiu 38,91% em 12 meses.