Somente neste mês (que ainda não terminou), a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires cadastrou 10 novos pacientes. O número revelado pela diretoria da entidade nesta semana preocupa, e ao mesmo tempo, reforça a importância do trabalho assistencial da Liga, que no mês que vem completa 25 anos. Atualmente, em torno de 200 pacientes com câncer são atendidos.
Não se sabe as circunstâncias de cada um destes casos novos, pois muitas questões envolvem o diagnóstico. De uma forma geral, especialistas da saúde vêm afirmando que ficamos devendo para a nossa saúde nos últimos dois anos. A pandemia relaxou muitos cuidados, adiando consultas e exames de rotina, fundamentais para a prevenção e diagnóstico precoce. É triste ver que essa doença segue crescendo.
Câncer
O relógio marcava 10h50min dessa sexta-feira, 27. Eu estava na redação da Folha, finalizando uma matéria sobre a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires, para ser publicada nesta edição. Enquanto eu escrevia um texto sobre um novo capítulo da história Liga, que mudará de endereço no mês que vem, chegava uma mensagem pelo WhatsApp, com a notícia sobre a morte do jornalista David Coimbra. Morreu de câncer, aos 60 anos. O fim de um capítulo doloroso e longo. Uma batalha de quase uma década.
Diante de um misto de tristeza e medo da doença, me lembrei de tantas histórias de luta contra o câncer que já noticiamos nas páginas da Folha, ao longo dos últimos anos. Mobilizações comunitárias, vaquinhas virtuais e tantos exemplos de luta pela vida já dividimos com leitores. Já compartilhamos vitórias, mas infelizmente, já registramos tantas perdas. Todo mundo já conheceu alguém que partiu cedo demais por causa dessa doença maldita. Ela não escolhe sexo, nem idade.
Por falar nisso…
David Coimbra morreu, mas suas obras ficam e eternizam seu talento. Além de jornalista, era escritor. Deixou diversos livros publicados. No acervo da Biblioteca Pública de Venâncio Aires tem 10 títulos do autor.
A saga para contratar médicos
A contratação de médicos para atenderem em unidades públicas de saúde é um desafio dos gestores municipais. Os processos de contratação, muitas vezes, terminam sem êxito, ou seja, sem preencher as vagas necessárias. Nesta semana, a Prefeitura de Venâncio Aires chegou a usar as redes sociais para anunciar que está contratando médico de atenção básica com salário de R$ 8.661,47, com contrato de 20 horas semanais. Conforme o secretário municipal de Saúde, Tiago Quintana, a Prefeitura de Venâncio Aires tem cinco vagas para médico de atenção básica para contratação imediata. “Neste ano, desde que eu entrei na secretaria, fizemos quatro processos seletivos. Um por mês. E não suprimos. Fora o concurso que teve ano passado”, disse Quintana.
A demanda não é nova, nem uma exclusividade de Venâncio Aires. Em Bento Gonçalves, mesmo com salário de R$ 20,4 mil, apenas uma de 14 vagas em processo para contratação de pediatras foi preenchida.
Licenças e pedidos de exoneração também estão entre os desafios que as Secretarias de Saúde precisam enfrentar, pois não é tão simples ‘repor’ um profissional para atender.
A falta de médicos, obviamente, reflete na ponta: o paciente. A atenção básica é a porta de entrada para o sistema de saúde.
Erva-mate
Durante a 16ª Fenachim, a Liga Feminina de Combate ao Câncer foi a responsável pela comercialização de pacotes de erva-mate das marcas Elacy e Madrugada. A boa notícia, revelada pela diretoria da Liga nesta semana, é que as duas ervateiras decidiram doar 100% do valor das vendas para a entidade. Inicialmente seria um percentual sobre cada pacote vendido. Uma tonelada e meia de erva-mate foi comercializada durante os nove dias da programação.
Papai Noel de férias no Nordeste
Nesta semana, o Papai Noel de Venâncio Aires embarcou para o Nordeste brasileiro, para uma viagem de sete dias. O destino foi Porto de Galinhas. A viagem foi realizada com a Venatur Turismo, agência da Capital do Chimarrão.
O taxista Márcio Aurino Guterres, que atua como Papai Noel há três anos, foi uma atração à parte no voo da empresa Azul, que partiu de Porto Alegre, na manhã de quinta-feira, 26. A experiência, que encantou os tripulantes, levou Papai Noel à cabine da aeronave.
Depois de recarregar as energias, Papai Noel retorna à Capital do Chimarrão para dar início aos preparativos para mais um Natal. Será que Noel está passando muito calor no Nordeste?
Leitor
Nesta semana, a Folha do Mate foi marcada nas redes sociais em um registro inusitado do arquiteto Giovani Bülow, que está curtindo férias no Chile.
Durante um banho nas águas cristalinas da Lagoa Cejar, no Atacama, Giovani não dispensou a leitura da Folha do Mate. Na mala, o arquiteto levou a edição de sábado, 21, para ficar por dentro das notícias de Venâncio. “Sempre on-line com a Terra FM e aproveitando a sombra do Vulcano Licancabur para me atualizar das notícias da Folha do Mate aqui na Laguna Cejar”, escreveu Giovani, em uma publicação no Instagram.