Mais tempo para as compras de Natal

Neste sábado, 14, a Folha divulga um caderno especial sobre as compras e preparativos para os festejos natalinos. As dicas chegam às vésperas da data que mais movimenta o comércio em todo país.
Para possibilitar mais tempo para as compras, na próxima semana, as lojas de Venâncio Aires terão horários ampliados de atendimento para as compras de Natal. Como neste ano não houve acordo coletivo entre o sindicato patronal e o que representa os trabalhadores do comércio, a Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) sugeriu um calendário especial. Na quarta, 18, quinta, 19, sexta, 20, e na segunda-feira, 23, as lojas que atenderem a sugestão da entidade irão abrir até as 21h. Também está prevista a abertura no domingo, 22, das 17h às 22h.

Imposto zero para a erva-mate

A erva-mate, matéria-prima do chimarrão, entrou no rol de produtos 100% isentos de tributação da nova cesta básica. O pedido feito pelo deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS) e pelos senadores Luís Carlos Heinze (PP-RS) e Soraya Thronicke (Podemos-MS), está entre as mudanças aprovadas nesta semana, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Na avaliação de Alceu, a inclusão do item resguarda uma série de valores para a cultura gaúcha e a cadeia produtiva, que hoje abrange mais de 70 mil famílias na agricultura e 120 mil empregos pelo país.

CVT da Proteína Animal em pauta em Brasília

Há alguns anos, a Prefeitura de Venâncio Aires vem destacando em todo país os números da produção animal e o potencial dos frigoríficos do município para defender a implementação de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da Proteína Animal, o primeiro voltado para este segmento do Rio Grande do Sul.
O esforço garantiu a primeira etapa de construção do espaço, em Linha Ponte Queimada. A obra está concluída desde o final de 2023. No entanto, faltam recursos para equipar e montar os laboratórios, o que inviabiliza o início das atividades que incluirão cursos e pesquisas voltadas ao leite, gado de corte, peixes, suínos, ovinos, bovinos e mel.
Essa demanda foi pauta, nesta semana, de uma agenda do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann, em Brasília, junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Conforme o secretário, o fim do aporte para conclusão do projeto foi motivado pela extinção de um programa do Governo Federal. Com isso, a meta é buscar parcerias com universidades, como a Unisc e Univates, para elaboração de projetos para inscrever o CVTl em editais do Governo Federal e garantir recursos para inaugurar o espaço. “Estivemos conhecendo alguns editais em que podemos incluir o CVT da Proteína Animal e concluímos que largamos na frente, diante de outros municípios, pois já temos a estrutura pronta, além de sermos reconhecidos como um forte polo de proteína animal”, disse o secretário.

CVT PROTEÍNA ANIMAL BRASILIA
Marcos Hüttmann com Cícero Rocha (centro) e João Luís Grando, chefe de gabinete do deputado Danrlei de Deus. (Foto: AI Prefeitura)

Descarte correto

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) promove, neste sábado, 14, a última ação de recolhimento de lixo eletrônico e vidros deste ano. A ação ocorre na Travessa São Sebastião Mártir, das 8h às 11h30min. A iniciativa visa possibilitar o descarte adequado de eletrônicos e vidros diversos, como garrafas, frascos de perfumes, pratos e copos.

Árvore de Natal literária

Além de ser conhecida em Venâncio Aires e região como médica infectologista – aliás, um dos principais nomes no combate à pandemia de Covid-19, Sandra Knudsen já compartilhou nas páginas da Folha do Mate, em algumas oportunidades, a paixão pela literatura.
Dra. Sandra também é uma das fundadoras do grupo Páginas Amigas, formado por venâncio-airenses que realizam encontros mensais com o objetivo de estimular a leitura e integrar mulheres.
O amor pelos livros também inspirou a médica na decoração de Natal da biblioteca particular, onde ela montou uma árvore natalina com livros. Ela estima que, no mínimo, 350 títulos tenham sido usados na montagem. Um encanto!

árvore natalina de livros
Foto: Arquivo Pessoal


Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido