Dentro da programação da Semana de Meio Ambiente, que está sendo realizada em Venâncio Aires, diversas iniciativas têm sido realizadas com foco nos estudantes. Afinal, a educação ambiental é considerada uma das principais estratégias para conter o avanço da poluição e preservar o planeta. Ontem, a bióloga Daiane Padilha Oliveira Haas, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou a palestra ‘Água e meio ambiente’, nas escolas municipais José Duarte de Macedo (foto), Coronel Thomaz Pereira, Cidade Nova e Dom Pedro II.
A necessidade de rever hábitos de consumo, que geram uma produção excessiva de lixo, foi um dos aspectos abordados por ela, assim como o problema da poluição da água, por conta do esgoto despejado no arroio Castelhano. “O problema ambiental só existe porque nós criamos ele. Gastamos em torno de R$ 5 milhões por ano, no município, para destinar o nosso lixo. Isso é um gasto, não é um investimento. O que poderíamos fazer para saúde e educação com esse valor?”, refletiu.
Daiane também incentivou os alunos a pensarem sobre os sinais de alerta que o planeta tem dado, como a estiagem que atingiu o Rio Grande do Sul por três anos consecutivos. “A população acompanha isso acontecendo, mas mesmo assim não se preocupa com a água. Não estamos ouvindo o que a natureza está nos dizendo”, alertou.
“A população aumentou muito rápido ao longo dos séculos, mas os recursos naturais não. Temos cada vez menos recursos naturais e mais pessoas degradando. Não nos damos conta que precisamos da natureza para sobreviver. Não vivemos sem oxigênio, água e alimentos.”
DAIANA PADILHA OLIVEIRA HAAS – Bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Anote aí!
Nesta sexta-feira, 9, deve ser colocado asfalto nas cinco primeiras quadras da Avenida Ruperti Filho. Um marco para a região central.
Painel sobre responsabilidade ambiental é na próxima semana
Estão confirmados os painelistas da próxima edição do Gente & Negócios 2023. Com o tema ‘Responsabilidade ambiental: por onde começar?’, o debate contará com a participação da professora Priscila Mariani. Ela é engenheira ambiental e coordenadora do curso de Agronomia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Mestre em Ciência do Solo, ela é doutoranda em Recursos Hídricos e Saneamento Básico. Também participará como painelista o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, que falará sobre os projetos e investimentos ambientais do município.
A segunda edição ocorre na próxima quinta-feira, 15, na sede da empresa CTA Continental Tobaccos Alliance, uma das apoiadoras do projeto. A transmissão do painel vai ao ar das 20h às 21h. O tema é destaque no mês em que comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e também é uma referência à bandeira institucional da Folha do Mate e Terra FM para os próximos cinco anos. O evento presencial também marca os 29 anos da CTA Continental, que serão completados na quarta-feira, 14 de junho.
Para saber…
- Dia dos Namorados é comemorado na segunda-feira, 12. Já comprou o presente ou preparou aquela surpresa para o amado (a)?
- Faltam duas semanas para o início do inverno. A estação mais fria do ano começa dia 21.
- Por falar nisso, o inverno de 2023 deverá ter precipitações elevadas e ser menos rigoroso em relação às temperaturas em todo Rio Grande do Sul.
- Beneficiários do Bolsa Família poderão retirar os 40 medicamentos disponíveis no Programa Farmácia Popular gratuitamente.
Capacitação
A manhã do sábado, 27 de maio, foi de capacitação para as equipes da Folha do Mate e Terra FM que trabalham com produção de conteúdo. Repórteres, editores, colunistas e profissionais dos setores de criação e diagramação participaram de um treinamento sobre a Língua Portuguesa com o jornalista e professor Júlio Cunha Neto. Além de muita troca de conhecimento e dicas valiosas sobre a ortografia, a manhã foi marcada por muita descontração e boas risadas. De forma leve e dinâmica, o professor proporcionou uma manhã de muito aprendizado com todos da nossa equipe.