Nossa maior festa está chegando

Em dois dias, Venâncio Aires brindará o retorno da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). Em função da pandemia, não foi possível realizar o maior evento da Capital do Chimarrão no ano passado, conforme o cronograma ‘tradicional’ de promover uma festa a cada dois anos.
É por isso que a festa de 2022 acabou sendo ‘batizada’ como a Fenachim da retomada, pois marca um novo momento para o setor de eventos e a possibilidade de realizar uma festa 100% presencial e sem máscaras.
As expectativas para os nove dias de festa são as melhores possíveis. A chuva deve dar trégua até o fim da semana e contribuir para um evento de sucesso, a exemplo de outras feiras e festas que foram retomadas no Rio Grande do Sul e que obtiveram resultados muito positivos. Exemplo recente disso é a 10ª Expocande, de Candelária, que registrou um público pagante 20% superior à última edição. Em quatro dias, a festa registrou público de mais de 40 mil pessoas, tornando-se a maior Expocande da história.
O presidente da festa, Vilmar de Oliveira, tem evitado fazer projeções de público, mas está confiante de que teremos uma grande Fenachim.
Vem aí, uma Fenachim para matarmos a saudade, para reencontrar amigos, parceiros de negócios e, claro, festejar o símbolo máximo da festa, o chimarrão.

Concurso de desenhos e poemas tem 113 trabalhos escritos

Estudantes de escolas municipais, estaduais e privadas de Venâncio Aires, além de pessoas da comunidade, participam do Concurso Literário e de Desenho da 16ª Fenachim, com o tema ‘Era uma vez…em Venâncio Aires’. Ao todo, foram 56 desenhos e 57 poemas, totalizando 113 trabalhos inscritos. Eles tiveram como inspiração história, cultura, costumes, símbolos, pontos turísticos e patrimônios culturais de Venâncio Aires. A premiação ocorre no dia 11 de maio, aniversário do município, às 19h30min, no Parque do Chimarrão.
A jornalista da Folha do Mate, Juliana Bencke, participou da comissão de escolha dos poemas, na tarde de ontem, junto de Ione Helena Schwengber Siqueira, Josiele Baron, Nina Rosa Heinen Pereira, Rosaria Garcia Costa e Rosmeri Menzel. A comissão avaliadora dos desenhos foi composta por Fernanda Cássia Landim, Orlanda Jantsch Henrique e Rosaria Garcia Costa.
Nas fotos, as comissões avaliadoras, com o secretário de Educação Émerson Eloi Henrique e a gerente do Sesc Venâncio Aires, Diane Lacerda Araujo, ambos da Comissão Cultural da 16ª Fenachim.

Prefeito visita escola na qual estudou

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, teve um momento especial na última sexta-feira, 29, quando voltou à escola Adelina Isabela Konzen, onde estudou da 5ª até a 8ª série do Ensino Fundamental.
Jarbas, que até os 20 anos auxiliou o pai na propriedade da família, em Linha Mangueirão, no cultivo do tabaco, estudou de 1986 a 1989 na escola localizada em Vila Estância Nova. Naquela época, a escola ainda não contava com Ensino Médio. “Foi uma visita de cortesia e também para alinhar algumas demandas da escola que a Prefeitura vai realizar nos próximos dias”, adianta o chefe do Executivo.

Liberdade de imprensa

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Para marcar a data, a Folha do Mate se soma à Associação Nacional de Jornais (ANJ), que nesta terça-feira publica nos principais jornais brasileiros uma campanha em defesa da liberdade de imprensa e destaca que “em tempos de desinformação e fake news, o jornalismo profissional nunca foi tão importante”. A data celebra a luta pelo direito à liberdade aos profissionais de imprensa de divulgar, investigar e trazer ao conhecimento público informações de forma imparcial e independente.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido