Mãe de um aluno matriculado na rede municipal de ensino contatou a reportagem da Folha do Mate, nesta semana, para perguntar à equipe o número de testes já efetuados para Covid-19, em Venâncio Aires. Segundo ela, a informação foi solicitada em uma aula programada da disciplina de Ciências. Sem localizar a informação na internet, a mãe resolveu ligar ao jornal para ajudar o filho a concluir a atividade proposta a uma turma do 7º ano.
A reportagem não conseguiu informar esse dados, justamente por também não ter acesso a esse dado atualizado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Município parou de divulgar o número de pessoas testadas para a doença no dia 24 de maio e passou a informar apenas os casos confirmados. Até esta data foram 584 testes. Desde que a pandemia chegou ao Rio Grande do Sul, o Município comprou 150 testes, recebeu dois mil testes do Estado e aguarda a chegada de outros 1,5 mil testes comprados via Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale).
Folha como fonte para as aulas
O contato da mãe citado no tópico acima não é o primeiro desde que as aulas foram suspensas e começaram a ocorrer pela internet ou por meio de atividades retiradas nas escolas. Nesta semana a redação também foi contatada, pelo Facebook, por uma aluna da rede estadual, para solicitar um mapa do município com a divisão por distritos.
Há poucos dias o contato de um pai foi para saber o número de casos de dengue do município e outro contato foi para buscar informações sobre a origem do pórtico de Venâncio Aires. Todas as mensagens ou telefonemas eram para trabalhos escolares.
É gratificante receber esses contatos, que reafirmam nosso compromisso com a comunidade e com a educação. Mais do que informar e contar histórias, somos fonte de pesquisa e consulta para as atividades escolares.