Venâncio Aires viveu, nesta semana, uma das maiores operações policiais da história. A operação Enxuta, realizada na terça-feira, 25, foi uma resposta à comunidade venâncio-airense. Mesmo não sendo ‘cidade grande’, Venâncio também sofre as consequências do tráfico de drogas e das organizações criminosas. Não estamos falando de uma família, mas de várias famílias que são destruídas pelo vício das drogas.
Durante as entrevistas sobre a megaoperação e na própria coletiva de imprensa concedida pelas autoridades policiais e do Judiciário (foto), uma frase foi repetida mais de uma vez: “O crime não compensa”.
Em entrevista à Folha do Mate e à Rádio Terra FM, o promotor de Justiça de Venâncio Aires, Pedro Rui da Fontoura Porto, também usou a expressão para alertar a comunidade. “Essa operação mostra que o crime, definitivamente, não compensa. Estamos tendo uma dificuldade muito grande com os jovens que querem entrar nesta função do tráfico. Diariamente temos visto até pessoas que tinham profissões e que estão se envolvendo com o tráfico. Então eles precisam ver que um dia a casa cai”, frisou o promotor.

Atacado do tráfico

Para a Polícia Civil e o Ministério Público, em se tratando de tráfico de drogas, é fundamental descapitalizar os traficantes. E foi isso que a operação policial concretizou nesta semana. Contas bancárias e imóveis foram bloqueados e bens apreendidos.
O promotor Pedro Rui da Fontoura Porto, ao dimensionar a importância da operação Enxuta, reconheceu que era preciso uma ação mais profunda para chegar naqueles que estão no topo das organizações. “O que fazíamos, muitas vezes, no dia a dia, era enxugar gelo, prendendo pequenos traficantes aqui e ali e daí não se consegue um resultado mais profundo”, disse Porto.
Segundo o representante do Ministério Público, mudanças relativamente recentes na legislação foram importantes para facilitar o combate ao crime de lavagem de dinheiro no país, que foi o foco principal da megaoperação realizada na terça-feira. “Esse tipo de operação será tendência daqui para frente”, garantiu.
Para Porto, a movimentação financeira desta organização era faraônica. “Provavelmente, para ter um movimento financeiro tão grande, essa organização não trabalhava mais no varejo das drogas, mas no atacado de tráfico, pois no nível local não poderia dar tanto resultado.”

Recordes de atendimentos na UPA

A primeira onda de frio chegou no Sul do país e já foi o bastante para refletir no sistema público de saúde. Os últimos dias têm sido de intensa procura por atendimentos médicos, principalmente de pacientes com sintomas gripais. Inclusive consultórios particulares estão com agendas ‘apertadas’, tamanha a demanda.
Na segunda-feira, 24, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro Cruzeiro, registrou recorde de consultas. Foram 385 usuários que buscaram por atendimento em 24 horas. Segundo a Prefeitura, na rede pública de saúde, exceto no Hospital São Sebastião Mártir, foram contabilizadas 1.250 consultas somente na segunda-feira, dia da semana que tradicionalmente tem uma procura maior.
Como os sintomas de Covid são parecidos, muitas pessoas têm buscado também fazer a testagem. Felizmente, dos 45 testes feitos na segunda-feira, na UPA, todos apresentaram resultados negativos.
A situação serve de alerta para a prevenção e para se reiterar a importância da vacinação. Conforme o secretário municipal de Saúde, Tiago Quintana, Venâncio Aires vem registrando baixa adesão à vacinação contra a gripe. Em paralelo, a maioria dos casos que está demandando o sistema público de saúde é, justamente, de gripe comum. Quem está no grupo prioritário, não pode perder a oportunidade de receber a dose e se proteger.

Os atestados

Em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, na terça-feira, 25, o secretário municipal de Saúde, Tiago Quintana, disse que existe um mito de que a UPA 24 horas distribui atestados médicos “a varrer”.
Perguntei a ele sobre o assunto, pois esta é uma queixa que circula no meio empresarial, em função do número de atestados de empregados, especialmente nas segundas-feiras. “É uma questão individual, de interpretação de cada um, de quem fala e de quem usa o sistema. Não dá pra confirmar com certeza que isso predomina, mas isso consequentemente pode acontecer. A UPA dá atestado conforme critério médico. Não é algo a varrer, senão, isso estimularia a utilização indevida do sistema”, disse o secretário, que aproveitou o momento para pedir conscientização da população ao usar a estrutura pública de saúde. Com consciência e bom senso é possível dar prioridade para quem realmente necessita de atendimento com maior urgência.

Aniversário de Venâncio

Venâncio Aires completa, no dia 11 de maio, 132 anos de emancipação. A programação de aniversário será apresentada pela Administração Municipal na próxima terça-feira, 2 de maio. Entre as atividades previstas no mês de aniversário está a inauguração da pavimentação da estrada de Linha Sapé. Na próxima semana, a Prefeitura também fará o lançamento do Sistema de Acompanhamento de Políticas Públicas (SAPP).

Pelé

Pelé fez história no futebol e agora será eternizado também na Língua Portuguesa. O apelido do jogador Edson Arantes do Nascimento virou adjetivo para referenciar aquilo que é “fora do comum”. O dicionário Michaelis incluiu Pelé como verbete em sua edição digital e, em breve, o termo deve ser inserido nas versões impressas. A novidade foi anunciada ontem, em São Paulo. Pelé, considerado o Rei do Futebol, morreu em 29 de dezembro de 2022.