Em meio a tantas notícias ruins e casos que, muitas vezes, nos entristecem e nos envergonham, acabamos ‘fechando os olhos’ para atos simples e generosos, repletos de significados.
Na coluna Mateando deste fim de semana, compartilho uma situação vivenciada, nesta semana, pela vendedora Carine Mallmann, na região central de Venâncio Aires.
Uma motorista bateu no carro dela, que estava estacionado na Rua Jacob Becker, na região central do município. Como Carine não estava no veículo no momento do acidente, a motorista que provovou a batida deixou um bilhete no para-brisa do automóvel avisando o ocorrido, pedindo desculpas e ainda deixando o número de telefone para contato para que depois pudessem providenciar o conserto. Segundo Carine, o ato lhe fez acreditar que “o mundo ainda tem jeito. As pessoas do bem existem ainda”, disse a moradora de Venâncio.
“Uma atitude honesta e encantadora. Uma pessoa muito prestativa e querida, que logo veio conversar comigo para resolver as coisas”, contou Carine, que compartilhou nas redes sociais o acontecimento. “Acidentes acontecem, mas precisamos fazer o que for necessário para resolver”, escreveu Carine.
Que não nos falte exemplos como este, de respeito e empatia!
Fenachim 2024
Ontem, durante a prestação de contas da 16ª Fenachim, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, anunciou que, em maio, ocorrerá o lançamento do concurso que vai eleger as soberanas da festa de 2024.
A ideia do chefe do Executivo também é anunciar o próximo presidente da festa durante a programação de aniversário do município. Antecipação destes anúncios são importantes e fundamentais para a organização e divulgação do maior evento de Venâncio Aires.
Descarte de móveis
Neste sábado, a Folha do Mate publica uma matéria que informa que o Ecoponto, no bairro Aviação, foi desativado. O espaço, criado em 2021 para destino de itens que não podem ser despejados junto ao lixo que é recolhido na coletiva seletiva, estava sem licença ambiental. Agora, a Prefeitura de Venâncio trabalha para a criação de um novo local.
Sem o Ecoponto, a população fica sem alternativas públicas para o descarte de determinados materiais, como móveis velhos e sem possibilidade de uso. Curiosamente, nesta semana foi compartilhado mais um registro de pedaços de móveis descartados ao lado de contêineres. O caso aconteceu na Rua Berlim da Cruz, no bairro Brígida. Conforme apurado pela reportagem, nas quartas e sábados, uma empresa terceirizada, contratada pela Prefeitura, realiza o recolhimento. A autorização vale apenas para móveis. Para isso, a orientação é sempre deixá-los ao lado dos contêineres e não dentro, como já foi visto por aí.
A população fica na torcida para que o Ecoponto possa ser reativado em breve. O meio ambiente agradece e a cidade fica visualmente mais bonita. O poder público tem seu papel, mas a população precisa colaborar.
Já respondeu ao Censo? Ajude Venâncio
Uma campanha foi iniciada em Venâncio Aires com o intuito de aumentar a participação da população no Censo Demográfico. O objetivo é sensibilizar aqueles moradores que ainda não responderam ao questionário a contatarem o IBGE por telefone e, assim, ampliar o número oficial de habitantes. A expectativa do poder público municipal era de chegar a 72 mil habitantes, que era a estimativa populacional de 2021. O Censo ocorre a cada década e neste intervalo, o IBGE divulga estimativas. Entretanto, números preliminares do Censo 2022 (que já encerrou a apuração presencial) deram conta de que o município tem 68.443 habitantes.
A busca desta diferença é fundamental para que Venâncio Aires não registre perdas de recursos federais que são encaminhados com base em faixas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Na prática, se essa redução se confirmar, Venâncio Aires perderá até R$ 4,5 milhões, a partir do próximo ano.
Se ninguém no seu domicílio foi entrevistado, ligue para o número 0800-7218181 e responda. Em poucos minutos você estará ajudando o município.