O retorno do desfile de 7 de setembro

Nesta quarta-feira, 7, feriado nacional, os brasileiros voltam a prestigiar, em todos os cantos do país, os tradicionais Desfiles Cívicos em homenagem à Pátria. Neste ano, em especial, a data marca o Bicentenário da Independência do Brasil.
Em Venâncio Aires, o desfile volta à rua Osvaldo Aranha com a participação de escolas, entidades, autoridades e clubes de serviço. Destaque para a participação de quatro bandas marciais, que prometem um espetáculo à parte: Escola Odila Rosa Scherer, Escola Cívico Militar Cidade Nova, Escola Estadual Mariante e Colégio Gaspar Silveira Martins.
A programação começa às 8h, na Osvaldo Aranha, esquina com a rua Conde D’Eu e encerra na esquina da Jacob Becker.
A previsão indica tempo estável, por isso, agende-se, chame a família, prepare o chimarrão, separe a cadeira e prestigie essa programação especial.

Por falar nisso…

Chama atenção que somente 13 escolas irão participar do Desfile Cívico de Venâncio Aires, nesta quarta-feira, 7. Da lista, 11 são da rede municipal, uma é particular (Gaspar) e uma é da rede estadual (Mariante).

Irresponsabilidade

Um registro publicado ontem, nas redes sociais da Prefeitura de Venâncio Aires, é um verdadeiro exemplo de irresponsabilidade quando se fala em descarte incorreto de lixo. A impressão é de que um caminhão de mudança parou ao lado de contêineres e despejou a mobília de uma casa inteira ali. A imagem, mais do que chamar atenção, gerou indignação da comunidade, especialmente dos moradores que residem nas proximidades. A foto foi clicada na rua Cláudio Reckziegel, em frente ao Cemitério Municipal, no bairro São Francisco Xavier.
Importante lembrar que Venâncio Aires conta com um Ecoponto, junto à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), no bairro Aviação, justamente para que os moradores possam descartar corretamente muitos itens que não podem ser depositados em lixo comum. No Ecoponto, além de móveis velhos, é possível entregar pneus, vidros, eletrônicos, galhos e restos de podas.

Escola do Chimarrão na Expointer

Rejane Pastore, presidente do Instituto Escola do Chimarrão, destacou sua necessidade de ler a Folha do Mate, em todas suas edições. Quando o jornal chegou no sábado, na Expointer, ela parou tudo para dar uma primeira folheada no jornal

A Escola do Chimarrão garantiu não apenas a hospitalidade gaúcha, mas também a divulgação do nome de Venâncio Aires ao público que visitou a 45ª Expointer, evento que encerrou no domingo, 4, com recorde de público. O espaço fixo da escola fica localizado na entrada principal do Parque Assis Brasil, em Esteio.
Durante nove dias, a feira reuniu mais de 700 mil pessoas – a projeção era 600 mil – e faturou R$ 7,1 bilhões em negócios. Milhares de pessoas passaram pelo espaço da Escola do Chimarrão para aprender a preparar a bebida típica do gaúcho ou então para renovar o mate amargo e seguir o passeio nos mais de 140 hectares que podiam ser explorados.
O diretor-executivo da escola, Pedro Schwengber, e uma grande equipe se revezaram para atender o público que veio de diversas cidades gaúchas e de muitos cantos do país. Até mesmo visitantes do exterior marcaram presença nesta que é a maior feira de agronegócio a céu aberto da América Latina.
Muitas lideranças empresariais e políticas também passaram por lá, como o Cônsul dos Estados Unidos, que provou o chimarrão, autoridades como o governador Ranolfo Vieira Júnior e muitos candidatos das Eleições 2022.

Anote aí!

Plano de Cultura
A comunidade pode enviar, até o dia 21 de setembro, sugestões para compor o Plano Municipal de Cultura de Venâncio Aires. O documento traçará as metas para os próximos dez anos. As contribuições podem ser enviadas para o e-mail cultura@venancioaires.rs.gov.br. No dia 28 de setembro, a partir das 18h, na Câmara de Vereadores, ocorre a segunda etapa da Conferência de Cultura.

Setembro Amarelo
O Comitê de Prevenção dos Suicídios de Venâncio dá início às ações alusivas ao Setembro Amarelo. O ato simbólico de abertura da programação está agendado para sábado, 10, às 9h, na Travessa São Sebastião Mártir, com a tradicional
Caminhada pela Vida.

Feira do Livro
A 23ª Feira do Livro de Venâncio Aires começa na quinta-feira, 8, e segue até domingo, 11, no Parque do Chimarrão. O evento terá entrada e estacionamento gratuitos.

RSC-287
A previsão é de que nesta semana duas novas cabines de cobrança comecem a funcionar junto à praça de pedágio de Venâncio Aires, na RSC-287. A ampliação promete desafogar a ‘tranqueira’ registrada, principalmente nos feriadões.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há mais de 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora. A jornalista coordena a produção jornalística da redação integrada com a Rádio Terra FM. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso e apresenta o programa Folha 105 - 1ª edição, de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 11h às 12h.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido