Hoje é o Dia do Jornalista. Aproveito a data para destacar o relevante papel destes profissionais, especialmente em um período tão conturbado e sério que estamos atravessando. É claro que, neste momento, é indiscutível o protagonismo dos profissionais de saúde, que estão na linha de frente para proteger a saúde da nossa população. Porém, outra função essencial neste cenário é do jornalista, que tem a missão de informar, atualizar e também orientar a sociedade.
O jornalismo é um aliado (um imprescindível aliado) na batalha contra a Covid-19 e não é exagero classificá-lo como ‘artigo’ de primeira necessidade. Especialistas na área de comunicação afirmam que a pandemia do novo coronavírus é uma oportunidade para os veículos e os profissionais se reinventarem e reafirmarem sua importância para as comunidades.
Infelizmente, o trabalho dos jornalistas também passou a incluir a produção de conteúdo para esclarecer tantas notícias falsas que circulam na rede, que nascem de pessoas irresponsáveis e inconsequentes.
As fake news estão por toda parte e, assim como o vírus, precisam ser combatidas. Muitas pessoas ainda não têm a dimensão do quanto as notícias falsas estão presentes no nosso dia a dia. Com naturalidade clicam, acreditam, compartilham. Não questionam, não verificam, não estranham. Leem, escutam e assistem como verdades, conteúdos que prestam um verdadeiro desserviço.
Tempos desafiadores para a sociedade, em especial, para nós, jornalistas. Sigamos, todos, em defesa da informação e da verdade.
Dicas para usar a máscara caseira
Desde o início da pandemia provocada pelo coronavírus, uma corrida mundial em busca de máscaras de proteção fez com que elas sumissem das prateleiras. Por conta disso, na última semana, o Ministério da Saúde passou a recomendar a confecção de máscaras caseiras. Faça ou compre a sua, mas lembre de algumas dicas:
•A máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc. Então se a sua família é grande, saiba que cada um tem que ter a sua máscara, ou máscaras;
• Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;
• Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de dez minutos;
• Para cumprir essa missão de proteção contra o coronavírus, serve qualquer pedaço de tecido, vale desmanchar aquela camisa velha, calça antiga, cueca, cortina, o que for.
Semana Santa – No domingo, 5, os cristão celebraram o Domingo de Ramos. A data marcou a abertura da Semana Santa, considerada a semana mais importante para os cristãos.
Supermercados – Comunicado do Sindigêneros informa que os supermercados estão autorizados a abrir na Sexta-Feira Santa, 10, devendo manter os estabelecimentos fechados no dia 12 de abril, Domingo de Páscoa.
Está dito 1
“Nada é mais importante do que a vida das pessoas.”
Ramon Schwengber
Secretário Municipal de Saúde de Venâncio Aires ao confirmar que permanece no cargo e não se desliga para concorrer a vereador.
Está dito 2
“Por amor ou pela dor, Deus nos chama a um exame de nossa consciência. Como estamos conduzindo a vida?”
RODRIGO HILLESHEIM
Pároco da Paróquia São Sebastião Mártir
Está dito 3
“A Quaresma vai passar, a quarentena também será passageira! E logo, logo poderemos nos alegrar com os encontros e reencontros.”
Rosângela Hessel
Pastora da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Venâncio Aires