Pés de erva-mate na região central

Nesta semana, fiz a cobertura jornalística da primeira sessão virtual da história da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. Entre as manifestações, me chamou atenção uma indicação do vereador Diego Wolschick (PTB). Ele sugere que pés de erva-mate sejam plantados nas praças do município para simbolizar a nossa cultura e a árvore símbolo do Rio Grande do Sul.
A proposta já foi debatida em outras oportunidades e pelo que se apurou com técnicos, a maior dificuldade está em manter os ervais no solo das praças. O mesmo vale para o Parque do Chimarrão, onde ocorre a Festa Nacional do Chimarrão.

No solo desses locais, os pés de erva-mate não ‘vingam’, pois é em terra vermelha que encontram os nutrientes para crescerem e se desenvolverem. Eu que acompanho e tenho um apreço a tudo que envolve o chimarrão e o setor ervateiro, concordo que seria muito bacana encontrar uma alternativa para que os pés de erva-mate possam ser plantados em locais públicos, a exemplo de algumas cidades que são referências no cultivo de de erva-mate, e desta forma potencializarmos a identidade da Capital Nacional do Chimarrão.

Jarbas confirma mais médicos

A iniciativa do médico e prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, de cobrir um plantão médico no posto de saúde do bairro Gressler, na noite de segunda-feira, 1º, repercutiu nas redes sociais e ganhou destaque nacional.
Apesar da excelente iniciativa, que lhe rendeu centenas de elogios, a falta de médicos mostra uma realidade preocupante. Naquela noite, um profissional, que iria assumir, acabou desistindo do cargo. Mas, não é de hoje que o poder público tem dificuldade de contratar profissionais para atuar em unidades básicas.
Apesar da dificuldade, o Município está contratando, de forma emergencial, três novos médicos. O chefe do Executivo adiantou que os novos profissionais irão atuar em postos de saúde do interior do município e auxiliar no Centro de Atendimento Respiratório (CAR) do bairro Gressler, quando necessário.

Rotativo

Em semana de bandeira preta está dando o que falar os questionamentos com relação ao que é ou não é essencial. Uma das queixas de moradores e que também foi levantada durante a sessão da Câmara de Vereadores desta semana, é a cobrança do estacionamento rotativo, que segue sendo feita, mesmo com parte dos estabelecimentos fechados e orientação de as pessoas ficarem em casa.

Praças são isoladas

Para conter a circulação de pessoas nas praças da região central de Venâncio Aires e, desta forma, evitar aglomerações durante esse período crítico da pandemia, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes de Venâncio Aires realizou, ontem, o isolamento destes locais. “Isolamos os bancos, principalmente, para evitar que pessoas se juntem”, explicou o assessor de Cultura, Sandro Kroth. Na última sexta-feira, o gramado da Igreja Matriz já tinha sido isolado, com esta finalidade.

Desinfecção contra a Covid-19

A Vigilância Sanitária, com doação e trabalho voluntário de duas empresas de Venâncio Aires, promoveu uma ação contra a Covid-19, na noite de ontem.
Uma desinfecção foi realizada nas entradas do Hospital São Sebastião Mártir e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na rodoviária e nos dois Centros de Atendimento Respiratório (CAR), no bairro Gressler e bairro Cruzeiro, onde foi estruturada a segunda unidade, que começa a atender hoje à tarde. A ação também contemplou outros locais com grande circulação e contato de pessoas, como entradas de agências bancárias e paradas de ônibus.
As empresas Biosystem e JPK Company apoiam a ação com a doação de produtos e mão de obra voluntária. Conforme o técnico da Biosystem, Luiz Pádua, as substâncias utilizadas na ação de desinfecção são o quartenário de amônio e hipoclorito de sódio. A primeira desinfecção foi feita em março de 2020 e a última aconteceu em dezembro. Diante do crítico momento da pandemia, essa ação contra a Covid-19 deve se tornar mais frequente em Venâncio Aires.

Programa Ritmos da Terra comemora 4 anos

O programa que toca as músicas que fizeram sucesso e recorda muitos momentos marcantes na vida dos ouvintes, o Ritmos da Terra está comemorando 4 anos. Comandado por Tavinho Botelho nas noites de quintas e domingos, das 20h às 00h, a atração é sucesso de audiência.
Para celebrar os 4 anos na Terra FM, Tavinho Botelho preparou uma programação musical especial e também contará com prêmios especiais na noite de hoje. Você é convidado a sintonizar e curtir o programa, a partir das 20h.

 

 



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido