Folha do Mate e Rádio Terra FM finalizaram, ontem, o ciclo de seis painéis do projeto Gente & Negócios 2024. O tema ‘Crise do cuidado’ teve como um dos painelistas o Superintendente Regional do Sesi RS, Juliano Colombo (foto).
Ao final da transmissão, perguntei a Colombo se há algum planejamento para que o Serviço Social da Indústria tenha presença física em Venâncio Aires, a exemplo das cidades vizinhas, Santa Cruz do Sul e Lajeado, que são os polos dos Vales do Rio Pardo e Taquari, respectivamente. A demanda é um pedido da comunidade industrial, dada a representatividade que a indústria tem para a Capital do Chimarrão e que corresponde a 50% da economia local.
Colombo disse que o Sesi tem planos e que a instituição estudará a possibilidade. “Ano que vem iremos retomar essas discussões. A enchente nos fez segurar alguns planos, mas há uma possibilidade para Venâncio. Não posso especificar ainda, pois depende de um estudo e precisa ser algo que realmente faça sentido. Não adianta construir por construir, precisamos discutir o que faz sentido trazer para o município e fazer um bom uso”, pontuou.
O superintendente lembrou que Sesi e Senai fazem parte do Sistema Fiergs (Federação e do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul). No caso do Senai, uma nova escola está em fase final de construção e será inaugurada no começo do próximo ano, no bairro Aviação.
Perfil Socioeconômico
A Folha do Mate lança, no dia 28 de novembro, a nova edição da revista Perfil Socioeoconômico de Venâncio Aires e Microrregião 2024/25. A publicação, que tem apoio da Terra FM, será apresentada durante solenidade que será realizada na Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (Sova). Na ocasião, as maiores empresas serão agraciadas.
Esta será a 16ª edição da revista que é bilíngue e importante ferramenta de divulgação do município e microrregião.
Plenário de cara nova
Estive na noite de quinta-feira, 24, na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires para acompanhar a inauguração do plenário Vicente Schuck. O espaço passou por reformas nos últimos meses, depois de ter sido atingido pela enchente que assolou a região baixa da cidade com a cheia do Arroio Castelhano, em maio.
Antes da sessão solene agendada para aquela noite, vereadores e o prefeito Jarbas da Rosa inauguraram as novas instalações, o que inclui a troca de todos os móveis e o piso. O plenário da Casa do Povo, além de sediar as reuniões semanais dos vereadores, também é palco de seminários, audiências, palestras, cursos e formaturas.
Também será o local da diplomação dos vereadores e prefeitos eleitos para o mandato 2025/28. A solenidade está agendada para o dia 17 de dezembro. A partir do próximo ano, a cara nova não será apenas do plenário. Das 15 cadeiras, oito rostos novos estreiam no Legislativo.
Espaço para centralizar doações
Tramita na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, o projeto do Executivo Municipal que cria o Centro de Arrecadação e Distribuição Municipal. O espaço tem como objetivo receber em doação e centralizar a arrecadação de alimentos, roupas, material de higiene pessoal e saúde (exceto medicamentos), material de limpeza, material escolar, material de construção e móveis, para posterior distribuição a quem mais precisa. Com a criação do Ceadim, o objetivo é que a população tenha uma referência para realização das doações e sua redistribuição, principalmente em situações de calamidade, como a registrada em maio deste ano.