A informação de que a vacinação contra a Covid deve iniciar na próxima semana no Brasil traz expectativa e esperança. Logo, logo, os municípios devem receber as doses, e se tudo andar conforme o cronograma, naos próximos dias estaremos registrando o primeiro venâncio-airense vacinado contra o coronavírus. Pelos critérios, a vacinação começa pelos profissionais da saúde e idosos. Quem será a primeira pessoa que vai receber a dose no município? Vamos saber nos próximos dias.
Neste fim de semana, uma reportagem especial publicada pela Folha do Mate destaca a importância da vacinação e reforça nosso papel como veículo de comunicação social:informar, esclarecer e se unir na luta contra as notícias falsas que circulam sobre a vacinação.
As metas dos secretários
Folha do Mate começa a divulgar matérias com os secretários municipais de Venâncio Aires. O objetivo é apresentar à comunidade as principais metas de trabalho e também os desafios dos membros do primeiro escalão do governo Jarbas da Rosa e Izaura Landim. Na edição deste sábado, a Folha publica entrevista com secretário municipal da Educação, Emerson Henrique. Ele destaca, entre outras metas, o objetivo de ampliar a oferta do ensino integral na rede municipal, uma bandeira do PDT. Também publicamos matéria sobre a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, comandada pelo prefeito Jarbas. Na Sisp, um processo seletivo e um plano de recuperação das ruas são as metas iniciais do novo governo municipal.
Abastecimento
A falta de chuva em volumes significativos deixa toda a região em alerta. Na cidade ou no interior, a situação é preocupante. Na área rural, o agricultor vê na lavoura os prejuízos acumularem. Conforme a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, cerca de 10 famílias registram falta de água, por dia, no interior. Na cidade, a falta de água atinge diversos bairros seguidamente e até mesmo a grama amarelada indica a baixa umidade do solo.
Há anos se discute alternativas para a captação de água. Há pelo menos uma década, debate-se e noticia-se alternativas para o Arroio Castelhano, principal manancial do município. Entre as propostas estão a construção de uma barragem e a captação de água do Rio Taquari. Ao mesmo tempo, muitas famílias, nos últimos anos, vêm adquirindo caixas d’água para garantir o abastecimento para as necessidades básicas, um investimento recomendado pela própria Corsan. Nesta semana, o presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Quintana, sugeriu a criação de um lago artificial. Será esta a solução? É preciso concretizar uma alternativa pensando no futuro e na expansão do município.
Enquanto isso, devemos fazer o uso consciente e racional da água e torcer pela chuva. Aliás, a previsão para este fim de semana é de chuva. Que ela já possa aliviar, um pouco, a situação dos rios, arroios, reservatórios e das lavouras.
Há um ano…
Há um ano, a Folha do Mate registrava na capa da edição de 7 de janeiro de 2020, os prejuízos da estiagem para a agricultura. Um ano depois, uma nova estiagem atormenta os produtores rurais e os prejuízos voltam a pesar no bolso do agricultor.
Calor e quase 50 graus – Em Venâncio Aires, a estação meteorológica de Douglas Becker, em Linha Cerro dos Bois, chegou a registrar, na segunda-feira, 11, a temperatura de 40,4 graus e sensação térmica de 49,9 graus.