Um programa chamado Mesário Voluntário foi criado com a pretensão de incentivar o voluntariado voltado à prestação de serviços eleitorais. O Tribunal Superior Eleitoral, considerando a importância do tema, realiza, desde 2004, ações nesse sentido. O projeto busca a ampliação do número de colaboradores da Justiça Eleitoral, de forma consciente e espontânea. Para quem quer ser um mesário voluntário e trabalhar nas eleições de 2014, basta acessar o site www.tre-rs.gov.br ou comparecer ou telefonar para o cartório de Venâncio Aires pelo telefone 3741-1930. A partir daí, o inscrito terá seu nome no cadastro de mesários, e, quando houver necessidade, será convocado.

Quem pode ser mesário:

Todo eleitor, maior de 18 anos, em situação regular perante a Justiça Eleitoral, poderá ser mesário.

Vantagens de ser mesário:

2 (dois) dias de folga para cada dia trabalhado como MESáRIO;Vale-alimentação no(s) dia(s) de eleição;Convívio social proporcionado pela atividade.

Quem NãO pode ser mesário:os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, e bem assim o cônjuge;os membros de diretórios de partido político, desde que exerçam função executiva;as autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo;os que pertencerem ao serviço eleitoral;os eleitores menores de dezoito anos.