Sem máscaras

Tivemos uma semana histórica. Na quarta-feira, 16, o Governo do Estado decretou a desobrigação do uso da máscara em ambientes abertos. No dia seguinte, a Prefeitura de Venâncio Aires foi além e o uso também foi flexibilizado em locais fechados.
Se puxar da memória, você certamente lembrará daquele período em que a máscara era apenas uma recomendação de proteção individual inspirada no costume dos orientais. Não para nós, brasileiros, que tivemos que nos adaptar de uma hora para outra para cobrir nariz e boca, uma experiência que nunca tínhamos vivenciado. Foi assustador sair na rua, nos primeiros dias, e se deparar com uma população totalmente mascarada.
Nestes dois anos de pandemia, completados na última semana, enquanto muitos sorrisos ficaram escondidos atrás de máscaras, os olhos ganharam voz. E muitas vezes eles falaram tudo, mesmo ninguém pronunciando uma palavra.
É justamente por ser um símbolo tão emblemático da pandemia que a ‘liberdade’ (de usar ou não) vem causando, agora, um misto de sentimentos, que vão do estranhamento e cautela ao alívio. É um momento único, que não decreta o fim da pandemia de Covid-19, mas que tem um peso gigante na história de cada um de nós, que teremos muito a contar para as futuras gerações.
Que possamos, com sabedoria e responsabilidade, seguir em frente e vencer, de uma vez por todas, o coronavírus.

Acesso secundário ao Parque do Chimarrão será todo pavimentado

Devem iniciar, na próxima semana, as obras de pavimentação da Avenida Ruperti Filho, no trecho que dá acesso ao Parque Municipal do Chimarrão, no bairro Leopoldina. A pavimentação, de aproximadamente 400 metros, tem como meta estar concluída até a 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), que inicia no dia 5 de maio.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Gustavo Von Helden, serão investidos quase R$ 812 mil na obra. A empresa responsável pela pavimentação é a Conpasul, de Lajeado. “Com a pavimentação estaremos oferecendo mais uma alternativa facilitada de acesso ao parque”, reforça o secretário.
Para a obra, o trecho ficará bloqueado a partir da próxima semana. Nessa sexta-feira, 18, a Companhia Riograndense de Saneamento (Crosan) concluiu a substituição da canalização, que era tida como etapa necessária para o início da pavimentação.
O asfaltamento – uma demanda antiga do município – promete desafogar o trânsito do Acesso Dona Leopoldina em dias de grandes eventos no Parque do Chimarrão.

Leituras, 135 anos

O Clube de Leituras confirmou nessa sexta-feira, 18, a contratação da Banda Cassino para o jantar-baile de aniversário, no dia 30 de abril. Na data, o clube completa 135 anos. “É o retorno dos grandes e tradicionais bailes ao Clube de Leituras, com uma banda que tem 63 anos de história. Nos próximos dias, os cartões para o jantar começam a ser comercializados”, diz a publicação, na página da entidade, no Facebook.

Aniversários

Neste domingo, 20, Mato Leitão e Passo do Sobrado completam 30 anos de emancipação. Para marcar essa data, a Folha do Mate publica, junto com a edição impressa deste sábado, dois cadernos especiais, com reportagens que resgatam o movimento de emancipação e também evidenciam personalidades que foram fundamentais no desenvolvimento destes municípios. Parabéns, mato-leitoenses e passo-sobradenses!



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido