Shows da Fenachim

Faltam menos de dois meses para a 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) e os preparativos para o maior evento de Venâncio Aires começam a se intensificar. Ontem à tarde, data do aniversário de 27 anos da rainha da festa, Marina Jantsch, a comissão organizadora divulgou os shows nacionais que irão embalar a Fenachim 2024. Inicialmente, a divulgação ficaria apenas para o dia 22 de março, data de divulgação da programação completa e também de apresentação dos trajes sociais das soberanas. No mesmo dia, haverá show nacional com Amado Batista, que tem quase 50 anos de carreira e sucessos que marcaram gerações.
Com o intuito de antecipar a venda de ingressos para os shows que ocorrerão na festa e possibilitar mais tempo para a divulgação, a comissão organizadora e a produtora Django resolveram antecipar a divulgação das atrações nacionais para o começo deste mês. A venda de ingressos já inicia hoje.
O pagode e o sertanejo mais uma vez serão destaques na grade de shows. Uma das atrações anunciadas é Murilo Huff, ex-companheiro da cantora Marília Mendonça, que estará pela primeira vez na região. Outra atração destaque é o Grupo Revelação, que celebra 30 anos de carreira em 2024. Além destas atrações, o público pode esperar muitas apresentação que também irão evidenciar a cultura tradicionalista, uma marca da Festa com o Sabor do Rio Grande.

Ainda sobre isso…

Ontem à tarde, logo após o anúncio dos shows da Fenachim, não precisou muito tempo para o tribunal das redes sociais entrar em cena. Orçamento, estrutura, capacidade e a agenda de artistas estão entre as questões que precisam ser consideradas, mas é sempre mais fácil ir para as redes e criticar. Não adianta fazer comparações com festas que têm orçamentos e capacidade de público totalmente diferentes.

Exposição

Foi aberta, na noite de ontem, 6, a exposição ‘A arte ao longo da vida’, no Museu de Venâncio Aires. Quase 60 telas pintadas pelo médico Paulo Abrahão podem ser conferidas até o dia 6 de maio. Cada quadro exposto apresenta uma ficha técnica, com nome, ano, dimensões, gênero e técnica usada. O Museu está aberto para visitação de segunda a sexta, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.

Foto: Cassiane Rodrigues

Festa do Búfalo vem aí

Na próxima semana, a vizinha Passo do Sobrado estará em festa. Depois de oito anos, será retomada a Festa do Búfalo, que ocorrerá de 14 a 17 de março. O evento também marcará o aniversário de 32 anos do município, que é comemorado no dia 20 deste mês.
As soberanas da festa, a rainha Kétlin Haas e as princesas Brenda Camargo e Eduarda Kaufman seguem intensa divulgação em toda a região e no próprio município. Ontem à tarde, a corte visitou o comércio local e passou por diversas ruas de Passo do Sobrado para divulgar a 9ª edição do evento.

Dia da Mulher

Nesta sexta-feira, 8, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Para marcar a data, a Folha do Mate publica encartado na edição impressa desta quinta-feira, um caderno especial com matérias que destacam histórias e trajetórias de mulheres de Venâncio Aires.
A data também será marcada pela realização do 28° Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais que, neste ano, ocorre em Venâncio Aires, organizado pela regional sindical do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí. Mais de 3 mil mulheres são aguardadas no Parque do Chimarrão, em programação que ocorrerá no ginásio Poliesportivo. A temática para este ano é “Mulheres Trabalhadoras Rurais: Donas de sua própria história”. Um evento que celebra a força e a importância da mulher rural nas propriedades agrícolas.

Mate curto…

Vacinação – O Ministério da Saúde pretende adiantar a vacinação contra a gripe devido à alta de casos de Covid-19 e de dengue em todo país. Tradicionalmente, a campanha é realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, mas com esse cenário, a vacinação deve iniciar ainda neste mês.

Páscoa – Os supermercados já estão no clima da Páscoa. A data mais doce do ano será comemorada no dia 31 de março.

Maconha – O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, ontem à tarde, o julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas. A data para retomada do julgamento não foi definida. A análise do caso foi interrompida por um pedido de vista feito pelo ministro Dias Toffoli. O julgamento parou em 5 votos a 3 para a descriminalização somente do porte de maconha para uso pessoal.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há mais de 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora. A jornalista coordena a produção jornalística da redação integrada com a Rádio Terra FM. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso e apresenta o programa Folha 105 - 1ª edição, de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 11h às 12h.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido