Shows nacionais na 17ª Fenachim

A menos de 100 dias para a 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), os preparativos para o maior evento de Venâncio Aires começam a se intensificar. Ontem, em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, o presidente-executivo da festa, Vilmar de Oliveira, afirmou que serão, pelo menos, dois shows nacionais durante o evento. “Nossa ideia é promover shows nos dois sábados da festa e, entre esses intervalos, muitos shows regionais e tradicionalistas. Teremos atrações todos os dias e bem ecléticas”, disse. As atrações principais devem ser anunciadas no mês de março, em um evento que também apresentará os trajes sociais das soberanas. A festa ocorrerá de 1º a 5 e de 9 a 12 de maio, no Parque do Chimarrão.
Sobre os shows nacionais, que também atraem visitantes de outras cidades, o presidente observa que uma das dificuldades é conciliar a agenda dos artistas com o período da Fenachim. “Sabemos que um show de renome não vem do Rio de Janeiro ou São Paulo para fazer um show em Venâncio. Para ter um show de renome é preciso que naquela semana, naquele período, o artista também faça shows em cidades ou regiões próximas, para viabilizar a logística e os custos”, observou.

“Queremos mostrar as indústrias, os comércios e serviços de Venâncio a todos os visitantes, afinal, a Fenachim é uma festa do município, que tem como objetivo mostrar as potencialidades daqui.”
VILMAR DE OLIVEIRA – Presidente da Fenachim 2024

Convite para o Lula

Como já é tradição, uma comissão deve viajar até Brasília para divulgar, nos próximos meses, a 17ª Fenachim. O grupo deve ser liderado pelo presidente da festa, Vilmar de Oliveira, e a corte de soberanas formada pela rainha Marina Jantsch e as princesas Ana Flávia Dornelles e Larissa Almeida Maciel. O objetivo é entregar o convite ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Ao longo da história da festa, iniciada em 1986, o evento nunca recebeu a visita de um presidente, apenas de governadores. Já receberam o convite em mãos pelas soberanas da festa: José Sarney, em 1988, para a 2ª Fenachim; Fernando Collor, em 1991, para a 3ª Fenachim; Fernando Henrique Cardoso, em 1998 e 2000, para a 6ª e 7ª Fenachim; Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003 (em Porto Alegre) e 2006, para a 8ª e 9ª Fenachim; Dilma Rousseff, em 2014 (em Caxias do Sul, na Festa da Uva), para a 13ª Fenachim; e Jair Bolsonaro, em 2022, para a 16ª Fenachim.

Oito dias sem energia elétrica

Boletim divulgado no site do Governo do Estado, ao meio-dia de ontem, informava que o abastecimento de energia estava normalizado em toda a área de concessão da RGE. No entanto, na tarde desta quarta-feira, 24, ainda chegavam relatos à redação da Folha do Mate de clientes de Venâncio Aires sem luz, desde o temporal da noite do dia 16 de janeiro. São oito dias no escuro.
Um dos casos é na localidade de Linha Silva Tavares, na região serrana de Venâncio, onde seis moradores seguiam sem luz na noite de ontem.
Outro caso fica na área urbana da cidade. Na rua Guido Paulo Schmidt, no bairro Santa Tecla, uma residência seguia sem luz no começo da noite desta quarta-feira.
Em Linha Ponte Queimada, uma família informou que a energia retornou às 15h. Em Linha Esperança, o abastecimento foi retomado somente no fim da tarde de ontem.

Pré-temporada da Assoeva

Na quinta-feira da próxima semana, 1º de fevereiro, ocorre a abertura da pré-temporada da Assoeva para 2024. O evento será no Ginásio Poliesportivo do Parque do Chimarrão e terá transmissão ao vivo pelo canal Terra Play, no YouTube. A live, a partir das 15h, será comandada pela equipe do Olé Esporte Clube, formada por profissonais da Folha do Mate e Terra FM.

Aposentados

Ontem, 24 de janeiro, o Brasil comemorou o Dia Nacional do Aposentado. A data homenageia os trabalhadores do país que lutaram e dedicaram uma vida inteira para contribuir com o país.
Conversei com o presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Venâncio Aires, Astor Preuss da Silva, que compartilhou uma informação interessante. Segundo ele, no município, são mais de 20 mil aposentados pelo INSS. “O valor que entra no município anualmente é maior do que o orçamento anual da Prefeitura”, disse ele. Para se ter ideia, o o orçamento deste ano é de R$ 386,4 milhões.
A entidade realiza um trabalho de conscientização sobre a importância da organização dos aposentados. Os integrantes se reúnem uma vez por mês na sede localizada na rua Voluntárias da Pátria, 2335, perto da UPA 24 horas. “Temos convênios na área da saúde e também emitimos carteirinhas de desconto de passagens. Os atendimentos ocorrem nas segundas, quartas e sexta-feiras, na parte da manhã”, informa.

Isenção do IPTU

O vereador Eligio Weschenfelder (PSB) apresentou, nesta semana, uma sugestão ao Executivo Municipal para que os moradores que tiveram danos devido ao temporal que atingiu Venâncio Aires na terça-feira, 16, sejam isentos do pagamento do IPTU. O pedido de indicação precisa ser aprovado em sessão plenária do Legislativo e depois encaminhado à Prefeitura para análise. As sessões do Legislativo retornam no dia 5 de fevereiro. “A maioria das pessoas atingidas é de baixa renda, que tiveram suas casas danificadas e não têm condições de realizar o conserto dos estragos. Muitas tiveram danos de proporções elevadas, que com certeza levará meses para conseguir colocar em condições suas residências”, justifica o vereador.
Ele sugere que a Prefeitura apresente projeto isentando os contribuintes atingidos pelo evento climático e também uma proposição que modifique o Código Tributário Municipal e seja estabelecida uma regra de isenção para casos semelhantes que venham a ocorrer no futuro.

Izaura Landim assume Prefeitura

A vice-prefeita Izaura Landim assumiu, na manhã de ontem, a Prefeitura de Venâncio Aires. Ela ficará no comando da Administração Municipal pelo período de 10 dias, durante as férias do prefeito Jarbas da Rosa.
Já nos primeiros compromissos da agenda, a primeira vice-prefeita da história do município comanda nesta quinta-feira, 25, a cerimônia de assinaturas de termos de colaboração com três entidades para o ano de 2024: ONG Parceiros da Esperança (Paresp), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Comitê da Cidadania Contra a Fome a Miséria. Somados os recursos ultrapassam R$ 1,5 milhão.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido