De segunda a sexta-feira, temos um encontro marcado com a informação. A partir de hoje, das 11h às 12h, apresento o programa Folha 105 – 1ª edição. Mais um desafio profissional nesta emissora que tem meu coração. Em 2007, quando eu estava concluindo o Ensino Médio e me preparando para ingressar na faculdade de Jornalismo, foi a 105.1 FM que me deu a primeira oportunidade na área da comunicação.
O Giro da Notícia com as principais informações das últimas horas, o Destaque do Dia com um tema que mexe com a rotina da nossa comunidade e o quadro ‘O que Vem por Aí’ são destaques deste novo espaço da programação da Rádio Terra. Sintonize a 105.1 FM ou nos acompanhe em vídeo, pelo canal Terra Play, no YouTube.
Hoje sai do papel um projeto pensado com muito carinho e que vai ser desenvolvido com muito profissionalismo e seriedade por toda a redação integrada da Folha e Terra.
No fim da tarde, das 18h às 19h, o Folha 105 – 2ª edição, já consolidado na programação da emissora, chega para coroar esse projeto jornalístico e encerrar os dias com muita informação, opinião e um playlist especial no comando do jornalista Daniel Heck. É muito mais que uma FM. Vem junto!
Caminhada pela Paz
O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, recebeu o convite oficial para participar da Caminhada Pela Paz, evento que ocorrerá no dia 26 de junho, em Venâncio Aires. A atividade é alusiva ao Dia Estadual de Prevenção à Violência Escolar no Rio Grande do Sul. O convite foi entregue pela coordenadora do Núcleo de Assistentes Sociais e Psicólogos da Secretaria da Educação (Seduc), pedagoga Salete Maria Kirst.
O evento, promovido pela União dos Estudantes de Venâncio Aires (Uesva), deve reunir milhares de participantes. Conforme o assessor da Uesva, professor André Henckes, o representante do Governo gaúcho ainda não confirmou presença, o que deve ser informado mais próximo da data.
A programação contará com a participação de grêmios estudantis, integrantes das Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipaves), coordenadores regionais, escolas da região e autoridades.
No dia 26, a caminhada terá saída em frente ao quartel da Brigada Militar. Na frente da sede da 3ª Companhia da BM será lida uma carta de apoio e de agradecimento aos servidores da segurança pública e será dado um abraço simbólico na instituição. Em seguida, os participantes caminharão até a Igreja Matriz São Sebastião Mártir para um manifesto público pela paz.
Sabia?
Repercute a informação de que um jovem foi preso por uma guarnição da Brigada Militar, por comunicar uma blitz que era realizada no bairro Santa Tecla, na sexta-feira, 9. Em matéria publicada na edição impressa de hoje, a Folha explica que publicar e compartilhar fotos ou fazer alertas informando sobre operações dos órgãos de segurança é crime.
Erva-mate, um patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul
A árvore símbolo do Rio Grande do Sul e a matéria-prima do chimarrão será oficializada, hoje, como patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul. É o primeiro reconhecimento desta natureza. O ato será realizado às 14h, no Palácio Piratini.
O processo de instrução e indicação para registro foi apresentado no ano passado pelo engenheiro agrônomo Arrenius Igor Bettiol. Em 2022, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul, instituição vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac), apresentou parecer técnico que foi apreciado pela Câmara Temática do Patrimônio Cultural Imaterial (CTPCI). O processo de instrução e indicação para registro continha mais de 700 páginas, reunindo as pesquisas sobre o tema.
Venâncio Aires, conhecida como a Capital do Chimarrão, tem em torno de 370 famílias produtoras de erva-mate. Vila Palanque, Linha Travessa e Vila Santa Emília são as localidades com maior número de produtores.
Painel Gente & Negócios é quinta
Na quinta-feira, 15, ocorre a próxima edição do painel Gente & Negócios 2023, projeto da Folha do Mate e Terra FM. A segunda edição deste ano ocorre na sede da empresa CTA Continental Tobaccos Alliance, uma das apoiadoras do projeto, e terá como tema ‘Responsabilidade ambiental: por onde começar?’.
A transmissão do painel vai ao ar das 20h às 21h, ao vivo pelo canal Terra Play (YouTube) e nas páginas da Folha e Terra, no Facebook. O debate contará com a participação da professora Priscila Mariani. Ela é engenheira ambiental e coordenadora do curso de Agronomia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Mestre em Ciência do Solo, ela é doutoranda em Recursos Hídricos e Saneamento Básico. Também participará como painelista o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, que falará sobre os projetos e investimentos ambientais do município. O evento presencial deste mês também marca os 29 anos da CTA Continental, que serão completados amanhã.