Tramita na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires projeto de lei para regulamentar o transporte escolar no município. A legislação estabelece os tipos de veículos que podem receber licença da Prefeitura e regras de vistoria. A proposta de lei também traz exigências para os motoristas, que devem ter mais de 21 anos, terem sido aprovados em curso especializado e não podem ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses.
Manter o veículo em condições de segurança, higiene e conforto também são obrigações dos licenciados. Se constatada alguma irregularidade durante fiscalização, o proprietário fica sujeito à multa. Com a licença emitida, os veículos autorizados receberão um selo comprobatório, após a vistoria, o qual deverá ser fixado no para-brisa do veículo.
A proposta busca atualizar a legislação atual e garantir transporte de qualidade e com segurança para os estudantes de Venâncio Aires. Uma iniciativa importante e necessária.
Como sugestão, seria importante divulgar um telefone para que comunidade, principalmente os pais, possam denunciar situações irregulares. Na redação da Folha, por exemplo, já recebemos queixas anônimas de motoristas que dirigem de chinelo de dedo, veículos que são deixados ligados enquanto o condutor sai para pegar alguma criança ou que andam em alta velocidade.
“Queremos antecipar as discussões e garantir uma organização maior dos representantes da cadeia produtiva do tabaco para que possam estar envolvidos nas decisões do Governo do Brasil que serão levadas para a Holanda, na COP 9.”
ROMEU SCHNEIDER – Presidente da Câmara Setorial do Tabaco sobre a Conferência das Partes (COP 9) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, que ocorrerá em novembro de 2020, na Holanda.
Concerto de Rock da Orquestra da Unisc
Venâncio Aires recebe hoje o Concerto de Rock da Orquestra de Câmara da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O evento ocorre no auditório do Colégio Gaspar Silveira Martins, a partir das 20h. A entrada para participar do evento é gratuita.
Minha Venâncio
No último fim de semana, uma página de Facebook foi criada com intuito de divulgar e envolver venâncio-airenses em assuntos de interesse comunitário. Com o nome ‘Minha Venâncio’, a página foi criada e vem sendo divulgada por integrantes do mesmo grupo que liderou o movimento contrário ao projeto de reforma do Calçadão apresentado pelos proprietários de empreendimentos do Largo do Chimarrão.
Na página, os integrantes dizem que uma cidade de todos – uma referência ao slogan da atual Administração Municipal – “começa com uma população mais ativa, conectada e engajada com uma causa que beneficia o interesse da coletividade.”
Segundo texto de apresentação, o propósito é trabalhar “para que seja possível a inclusão de todos os cidadãos nos espaços públicos, processos de decisão e oportunidades de desenvolvimento no lugar em comum que escolhemos morar.” Nas primeiras postagens, o grupo defende as audiências públicas.
Por falar nisso…
Amanhã, às 10h, no auditório do Ministério Público de Venâncio Aires, ocorre reunião para tratar sobre a reforma no Calçadão de Venâncio Aires. Inicialmente, o encontro estava agendado para as 14h.
A proposta é debater e estabelecer um cronograma de obras. No entanto, elas devem ser iniciadas somente no próximo ano, para não causar transtornos na época de maior movimento no comércio, o Natal.