Há um ano, Venâncio Aires confirmava o primeiro caso de Covid-19, notícia que foi manchete da edição de 14 de abril de 2020 (foto). Lá se vão 12 meses, mais de 8 mil infectados e 104 óbitos no município. Neste período, rotinas foram adaptadas, hábitos foram deixados de lado, vidas mudaram para sempre. Não tem quem não tenha sofrido ou sentido algum impacto com a pandemia. A Covid também está ensinando (e muito), principalmente a valorizar situações e momentos tão simples, que hoje sentimos falta. Sentimos saudade.
A torcida é para que a vacinação ganhe celeridade e possamos, ali na frente, encarar o novo normal, com segurança e saúde.
O retorno das aulas presenciais
Segue tramitando na esfera judicial a decisão sobre o retorno das aulas presenciais da Educação Infantil e dos 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental do Rio Grande do Sul.
Em videoconferência, o governador Eduardo Leite conversou com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques, na manhã de ontem. Marques é o relator da ação movida pelo governo do Estado e que busca a retomada das aulas presenciais junto ao STF. Pelo Estado, as aulas para essas turmas estão autorizadas, mesmo durante a vigência da bandeira preta. Segundo o governo gaúcho, as crianças dessa faixa etária não têm capacidade plena para acompanhar as aulas remotamente e, ainda, apresentam menor risco de transmissão, infecção e desenvolvimento de quadros graves da Covid-19.
Nos últimos dias, vem crescendo as manifestações, principalmente de pais e escolas, em defesa do retorno das aulas presenciais. Em Lajeado, pais que têm filhos matriculados, tanto em escolas públicas quanto privadas, fizeram uma manifestação no último fim de semana, em defesa do retorno. Paralelo a isso, cresce o apelo da população e dos próprios gestores municipais e estaduais, para que os professores sejam incluídos nos grupos prioritários no plano nacional da vacinação.
Cristo Protetor gera repercussão internacional
O Cristo Protetor de Encantado, no Vale do Taquari, que se tornará o maior monumento de Cristo do país, gerou repercussão internacional no fim de semana, principalmente pelo fato de que, quando concluído, ultrapassará a altura do Cristo Redentor, do Rio de Janeiro. Importantes redes da imprensa internacional deram espaço à obra, entre elas, a BBC News.
O assunto ganhou ainda mais atenção depois que o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, compartilhou a notícia em uma rede social, onde escreveu a seguinte frase:
“Construir estátua maior é moleza! Quero é ver ter essa vista”. O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, respondeu e em tom de hospitalidade: “Vai ser um enorme prazer receber nossos irmãos cariocas aqui em Encantado. Muito obrigado pelo reconhecimento. Viva o Brasil!!”. A resposta do prefeito encantadense foi muito elogiada e fomentou ainda mais o assunto. Segundo Calvi, o prefeito carioca deve receber um convite oficial para que ele possa estar presente na data da inauguração, prevista para ocorrer até o fim deste ano.
A obra, orçada em R$ 2 milhões, é uma iniciativa da Associação Amigos de Cristo e terá 43 metros de altura.