Não faltam elogios para o desfile que levou para a nossa Rua Grande, a Osvaldo Aranha, os costumes e tradições dos imigrantes alemães. Em muitas cidades gaúchas, as comemorações do bicentenário da imigração alemã ocorreram em julho, quando em Venâncio Aires ocorreu a Festa Municipal do Colono. Em outubro, a vizinha Santa Cruz do Sul brindou a região com a Oktoberfest, que também evidenciou esse legado e, neste mês de novembro, Venâncio presenteia a comunidade com um desfile temático de encher os olhos. A repercussão vem sendo muito positiva e a sugestão da comunidade é de que esse desfile volte a acontecer em 2025.
Por que não? Aqui, abro espaço para reconhecer a liderança do secretário de Cultura e Esportes e membro da comissão organizadora do evento, Sandro Kroth. Segundo ele, esse desfile pode ter vindo para ficar no calendário de eventos do município. Como ele mesmo avaliou, é uma semente plantada, que deixou um gostinho de quero mais.
Tabaco trouxe prosperidade
O tabaco ganhou destaque no desfile que homenageou o bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul, realizado no domingo, 10, no centro de Venâncio Aires. Além dos grupos folclóricos, comunidades do interior, fundadas e formadas por imigrantes, também vieram ao centro da cidade para evidenciar os costumes, tradições e heranças dos antepassados. A agricultura familiar foi um das referências. Na participação da comunidade de Centro Linha Brasil, o cultivo de tabaco – principal cultura agrícola de Venâncio – foi evidenciado pelos moradores em um dos carros temáticos e também em uma faixa que trouxe a seguinte frase: “Com o fumo chegou a prosperidade”. Esse é o sentimento das famílias produtoras. Graças à renda obtida com o plantio do tabaco, foi possível garantir qualidade de vida no campo, o que inclui o sonho da terra e da casa próprias.