Em um mês, Venâncio Aires estará vivendo mais uma edição da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). O maior evento do município movimentará o Parque do Chimarrão de 1º a 5 e de 9 a 12 de maio.
Nesta semana, uma das novidades da festa foi anunciada. Trata-se de um espaço gourmet. No local, se evidenciará a gastronomia, com a comercialização de pratos preparados por cozinheiros locais ou empresas especializadas.
Há mais tempo defendo que a Fenachim, que tem como slogan o ‘Sabor do Rio Grande’, pode explorar mais a gastronomia, com lanches e também refeições mais elaboradas como opções de almoço ou jantar. Isso inclui a proteína animal, um segmento que segue em franco crescimento em Venâncio.
11 de maio de volta à pauta
Como era de se esperar, o feriado em 11 de maio, data de aniversário de Venâncio Aires, volta à pauta do Legislativo e, por consequência, da população. Há 11 anos, desde que ocorreu a mudança, o tema é discutido anualmente.
Nesta semana, o vereador Benildo Soares (Republicanos) reapresentou o projeto propondo que o da 11 de maio volte a ser feriado e não mais o dia 25 de julho, Dia do Colono e Motorista.
Se no ano passado o cenário já não era favorável à aprovação e Soares retirou o projeto antes da votação, acredito que neste ano a situação será ainda mais difícil. Não bastasse o 11 de maio cair em um sábado, é justamente a véspera do Dia das Mães, considerada a segunda data mais importante para as vendas do comércio.
Imigração Alemã
O ano de 2024 promete envolver os gaúchos em muitos eventos e ações que irão marcar o Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul.
Uma das programações é a Festa Municipal do Colono, um dos eventos mais antigos e tradicionais do interior de Venâncio Aires. A 45ª edição ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de julho, na Associação Esportiva e Recreativa Teresinha (Aert), em Vila Teresinha. Antes disso, a comunidade promove a escolha da Garota Teuto-Brasileira, no dia 25 de maio.
Para organizar as comemorações do bicentenário foi instituída uma comissão municipal que liderará diversas festividades ao longo deste ano. Um dos destaques foi revelado em primeira mão, nesta semana, pelo coordenador de Cultura da Secretaria de Cultura e Esportes de Venâncio Aires, Sandro Kroth, durante entrevista à rádio Terra FM.
No dia 10 de novembro ocorrerá um desfile temático na rua Osvaldo Aranha para enaltecer a cultura alemã. O trajeto vai culminar com um evento no Parque do Chimarrão. “Uma espécie de Novemberfest”, adiantou Kroth.
Luz e união
Neste domingo é celebrada a Páscoa, uma data que nos convida a refletir e ‘renascer’. Em meio a doces e chocolates, é preciso olhar para as relações que cultivamos e os valores que semeamos.
Para simbolizar essa data, compartilho com os leitores a foto da pequena Júlia Fredrich Feix, de 8 anos, estudante do Colégio Gaspar Silveira Martins. A filha de Gustavo Feix e Jaqueline Fredrich e irmã do Miguel, de 1 ano e cinco meses, foi uma das participantes da caminhada luminosa que ocorreu na região central de Venâncio, na quarta-feira à noite. A atividade integrou a programação da Páscoa do município.
A imagem captada pelo colega Renan Zarth transmite não apenas a pureza de uma criança, mas a luz, a esperança e a união que devemos partilhar com o próximo todos os dias.
Mamãe Coelha
Em clima da Páscoa, compartilho com os leitores um registro da visita da Mamãe Coelha, Loiva Freitas. A aposentada, conhecida pelo trabalho voluntário que desenvolve em Venâncio Aires, esteve neste mês na Folha do Mate e Terra FM para deixar seu abraço e uma mensagem de fé e amor aos funcionários. Todos os anos, ela percorre comércios, indústrias e entidades do município para distribuir doces e desejar uma Feliz Páscoa.