Quem passa pela região central de Venâncio Aires percebe que o visual do Calçadão mudou radicalmente desde o domingo, 10, quando foram removidas as tipuanas do Largo do Chimarrão, na Rua Osvaldo Aranha. A retirada das árvores – que futuramente serão substituídas por quaresmeiras – é o primeiro passo para as obras de revitalização do lado direito do Calçadão, um espaço constituído no começo dos anos 1990 e que se tornou, junto com a Igreja Matriz São Sebastião Mártir, um cartão-postal da cidade.
Nas redes sociais, um tema que já rendeu muito ‘pano pra manga’, voltou a ser amplamente debatido: a remoção das tipuanas. Nos comentários da notícia publicada pela Folha, leu-se questionamentos sobre o porquê do corte das árvores, manifestações sobre a falta de sombra no local (que por muitos anos ficou conhecido pelo túnel verde) e também observações sobre a agressividade das raízes das tipuana, espécie criticada pelos estragos causados em passeios públicos e também na estrutura de prédios.
Naturalmente, esta é uma obra que vai gerar transtornos no trânsito e no fluxo de pedestres, pois é uma intervenção que fica no coração da cidade, na rua principal. Começa na esquina da Rua Jacob Becker e vai até a esquina da Prefeitura, na Rua General Osório. Se o cronograma não sofrer intercorrências, pois depende de tempo firme, o novo Calçadão fica pronto em seis meses, o que pode abranger todo período de programação natalina, que geralmente é concentrada nas imediações da Travessa São Sebastião Mártir. A meta do Município, entretanto, é inaugurar a obra em cinco meses.
Obras na Praça da Matriz
As obras do Calçadão integram uma etapa de reformas na região central que não tem relação com a remodelação da Praça Coronel Thomaz Pereira, conhecida como Praça da Matriz. Para a praça, especificamente, existe um projeto de revitalização que busca resgatar o traçado original. A execução desta obra, entretanto, depende de recursos financeiros. “É um projeto de primeiro mundo”, resumiu o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo de Venâncio Aires, Gustavo Von Helden.
Reservatório
Está prevista para hoje a emissão da ordem de serviço para construção de novo reservatório da Corsan em Venâncio Aires. A obra tem um custo de R$ 4,1 milhões e beneficiará as regiões mais elevadas da cidade. O reservatório de 500 mil litros de água será instalado no bairro Bela Vista, em um terreno doado pela Prefeitura, próximo da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Bela Vista e do Parcão.
Leitura
é o percentual de gaúchos que não têm o hábito de ler, segundo a pesquisa sobre os hábitos de leitura e o perfil dos leitores gaúchos, desenvolvida pelo Instituto Pesquisas de Opinião (IPO). Educação formal e renda familiar estão intimamente associadas ao hábito de leitura. Quanto menor a escolaridade e renda, menor o envolvimento com o mundo da leitura.
25 de julho
Faltam duas semanas para o feriado municipal em comemoração ao Dia do Colono e Motorista em Venâncio Aires. O dia 25 de julho é feriado na Capital do Chimarrão desde 2013, quando os vereadores aprovaram a alteração dos feriados municipais de 11 de maio (aniversário de Venâncio) para 25 de julho. Neste ano, a data cai em uma segunda-feira.
Jovens Profissionais de Futuro
Iniciam nesta quarta-feira, 13, as inscrições para a primeira turma do projeto ‘Jovens Profissionais de Futuro’. O programa promovido pela Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), em parceria com a Sicredi, é direcionado para jovens que irão ingressar no mercado de trabalho.
Segundo a entidade, serão 40 vagas distribuídas em duas turmas. O público-alvo são alunos matriculados no 2º e 3º do Ensino Médio das escolas públicas de Venâncio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.sympla.com.br. Durante os encontros, temas como autoconhecimento, confiança, comportamento e educação financeira serão abordados.
Esta é mais uma excelente iniciativa que chega para auxiliar os nossos jovens e orientá-los para o mercado de trabalho, sobretudo, para conquistar o primeiro emprego. Há poucos dias, a agência Fgtas/Sine de Venâncio deu início ao projeto Sine na Escola, outra iniciativa que também tem a finalidade de auxiliar os jovens a se prepararem para essa fase tão importante, que é o ingresso no mercado de trabalho.
Cursos do Qualifica Venâncio
Mais uma etapa de inscrições para cursos do Qualifica Venâncio ocorrerá no próximo sábado, 16, na Prefeitura de Venâncio Aires.
Desta vez, o programa vai oferecer 56 vagas para cinco cursos. Todos são destinados para pessoas com 18 anos ou mais. As inscrições, por ordem de chegada, ocorrem a partir das 8h, no saguão da Prefeitura. É necessário apresentar documento de identificação. Nesta etapa, serão oferecidos os cursos de operador de empilhadeira (8 vagas), soldador de Mig/Mag (20 vagas), mestre de obras (12 vagas), programação Arduino (10 vagas) e montagem de circuitos hidráulicos.
Assinante da Folha tem promoção especial para almoçar na Amélia
Entre as promoções exclusivas para os assinantes da Folha do Mate, está em vigor a parceria com o restaurante Amélia Cozinha com Alma.
Os assinantes da Folha podem almoçar no restaurante Amélia, localizado na região central de Venâncio Aires, com valor promocional. Por R$ 16,90, o assinante pode desfrutar do buffet livre de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h. Os cupons são limitados e devem ser comprados na recepção da Folha, na Rua Visconde do Rio Branco, 600. Cada assinante pode adquirir até quatro cupons.
Além de uma comida saborosa, você vai curtir esse momento especial do seu dia em um ambiente aconchegante, cheio de charme e história.