Uma árvore para cada bebê quer nascer em Venâncio

Vereador Nelsoir Battisti (PSD) protocolou, nesta semana, uma indicação ao Executivo de Venâncio Aires para criar o projeto Plantar. A proposta é possibilitar uma parceria entre o Município e o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), para entregar uma muda de árvore para cada recém-nascido.

A proposta do vereador é de que as mudas de árvores – nativas e exóticas – sejam fornecidas através do Viveiro Florestal Municipal, que será implantado pela Prefeitura na área da antiga Favan, e as mesmas seriam plantadas no Parcão, localizado em uma área entre os bairros Bela Vista e Aviação.

O projeto Plantar foi criado há 16 anos pelo Dr. Calixto Hueb, na pequena cidade de Macatuba, no interior de São Paulo. Desde lá, ele já efetuou a entrega de mais de cinco mil mudas. Para Battisti, “plantar uma árvore, é plantar o futuro”.

Uma iniciativa semelhante foi liderada em Venâncio Aires entre os anos 2008 e 2009 pelo Rotary Venâncio Aires, na gestão do presidente José Augusto Spies. Na época foram distribuídas mudas de Ipê roxo, criadas pelo rotariano e o proprietário da Folha do Mate, Asuir Silberschlag.

Um projeto que enche de orgulho todos os envolvidos e que faz parte de centenas de famílias venâncio-airenses.

Monumento à Bíblia deve ficar pronto até maio

A instalação do Monumento à Bíblia, que começou a ser feita junto à Praça Henrique Bender, a Praça Evangélica, no dia 28 de janeiro, deverá ficar pronta até o início de maio. A conclusão da obra estava prevista para o dia 4 de fevereiro, no entanto, o escultor e artesão Marcos Datsch de Oliveira, responsável pela execução do projeto, protocolou o pedido de prorrogação do prazo por, no máximo, 90 dias. Segundo a assistente administrativa da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, Simone Becker Rech, o trabalho referente às páginas no livro está em fase de conclusão e o próximo passo é a construção do mapa, na base do monumento.

Carnaval não é feriado

Todo ano Carnaval é tratado como um feriado, mas é importante esclarecer que embora seja uma das maiores festas da cultura popular brasileira, o festejo carnavalesco não é feriado.

Em função disso, o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros) dos Vales do Rio Pardo e Taquari emitiu, ontem, um comunicado de que os dias 24 e 25 de fevereiro, segunda e terça-feira de Carnaval, não são considerados como dias de feriado. “Portanto as empresas podem abrir os seus estabelecimentos normalmente nesses dias”, diz o comunicado.

Mobilização pelas agências comunitárias dos Correios

Nesta semana, uma comitiva do município esteve na Superintendência dos Correios, em Porto Alegre, para tratar sobre o convênio que mantém três Agências de Correios Comunitárias que funcionam em distritos de Venâncio Aires: Vila Deodoro, Vila Mariante e Centro Linha Brasil.

A Prefeitura de Venâncio foi notificada sobre uma nova portaria que impacta na distribuição de correspondências para essas agências. A portaria da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) prevê o cancelamento dos convênios. Esta medida integra uma meta de universalização, o que inclui a redução de custos frente à situação financeira da estatal.

foto: Leandro Osório

No encontro, o prefeito em exercício, Celso Kämer e o chefe de Gabinete, Marcelo Haas, destacaram a importância dos serviços para as mais de nove mil famílias atendidas nas três localidades e pediram um prazo maior para organizar as demandas.
A ECT irá avaliar a demanda mas destacou que a possibilidade de ocorrer a rescisão não representa automaticamente o fechamento das unidades, pois o Município terá como alternativa a celebração de um Acordo de Cooperação Técnica.

Um espetáculo para os olhos

Esta foto encantou e fez sucesso, nesta semana, nas redes sociais. O registro foi compartilhado pelo empreendedor Claudio Cruz, proprietário do Orquidário Cruz, localizado no km 77, na RSC-287.

Há dois anos e meio o orquidófilo também planta pitayas. São 300 pés plantados ao lado do orquidário. Segundo ele, nesta semana, mais de 300 flores ‘despertaram’ e permitiram conferir “um verdadeiro espetáculo da natureza”, definiu. As flores, segundo ele, abrem sempre ao anoitecer. “Elas começam a abrir à noitinha e ficam abertas até umas 9h da manhã”, explica. As flores, segundo ele, são lindas como os frutos. Tida como a fruta do momento, a pitaya também é conhecida como a fruta do dragão (por causa da sua aparência) e tem caído no gosto de muitas pessoas por ser doce, mas conter pouco açúcar.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há mais de 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora. A jornalista coordena a produção jornalística da redação integrada com a Rádio Terra FM. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso e apresenta o programa Folha 105 - 1ª edição, de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 11h às 12h.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido