1º Torneio de Bodoque vem aí

O anúncio do 1º Torneio de Bodoque de Venâncio Aires vem despertando memórias, lembranças e também a curiosidade e atenção das novas gerações. O evento, agendado para o dia 26 de fevereiro, em Linha Arroio Grande, é uma realização do Alemonzito com apoio da Folha do Mate e Terra FM.
Joaquim da Costa, 7 anos, já está no clima do campeonato. A foto do pequeno com o seu bodoque gigante foi clicada pelo papai Rafael Costa, que encaminhou pra gente o registro, durante interação na programação da Rádio Terra FM.
As inscrições são individuais e limitadas a 128 participantes. O prazo encerra dia 23 de fevereiro. Entre em contato com a Folha, Terra ou direto com o Alemonzito. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3793-2450 ou 51 99835-1781.

Fim de semana de Bastião

O fim de semana é de festa em honra a São Sebastião Mártir, padroeiro de Venâncio Aires. A comunidade poderá prestigiar a programação festiva, religiosa e gastronômica. Quem for até o Pavilhão de Eventos também está convidado a visitar o estande da Folha do Mate e Terra FM, que são parcerias na divulgação do evento.

Sabia?

• 23 mil é o número de pastéis que a comissão da 147ª Festa de São Sebastião Mártir pretende comercializar nos quatro dias de festa.

• 400 é o número aproximado de voluntários que trabalham na organização da festa do padroeiro.

Repórter da Folha recebe presente especial e histórico

Nesta semana, a repórter Bruna Stumm recebeu um presente especial na redação da Folha. Trata-se de um medalhão comemorativo aos 75 anos do final da Segunda Guerra Mundial. O presente foi enviado por Charles Bertuol, morador de Venâncio Aires, e que estava em Pistoia, na Itália, atuando como tenente do Exército, e em missão para guardar o Monumento Votivo Militar – um memorial para lembrar a história dos Pracinhas que lutaram no país, pela Força Expedicionária Brasileira (FEB). Atualmente ele reside em Brasília, no Distrito Federal.

No dia 27 de agosto de 2022, a repórter produziu uma matéria sobre a trajetória de Bertuol. A produção jornalística trouxe a história do tenente e também marcou os 80 anos da entrada no Brasil na Guerra, completados no dia 22 de agosto do ano passado e também o Dia do Soldado, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
No verso do medalhão, é possível ver o símbolo da bandeira brasileira, da Marinha do Brasil e ao meio está o símbolo da cobra fumando – que significa a expressão ‘a cobra vai fumar’. No início dos confrontos, muitos diziam que “era mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na Guerra”. Abaixo também estão representados a Marinha Mercante do Brasil e o 1º Grupo de Aviação Caça com a expressão ‘Senta a Púa! – que hoje pode ser chamado como ‘manda bala’.

Além da medalha, Bruna recebeu uma insígnia para ser aplicada junto à farda e que traz a representatividade da cobra fumando. “Era bordado à mão pelas italianas e usado para identificar nossos militares, que eram uma Divisão do 5° Exército Americano”, explica Bertuol.

Foto: Bruna Stumm


Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há mais de 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora. A jornalista coordena a produção jornalística da redação integrada com a Rádio Terra FM. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso e apresenta o programa Folha 105 - 1ª edição, de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 11h às 12h.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido