Venâncio-airense participa de clipe de campanha pró-vacinação

O Movimento Tradicionalista Gaúcho lançou, nesta semana, o videoclipe da música ‘Vacina já’, tema da campanha de vacinação que busca incentivar os gaúchos a se imunizarem contra a Covid-19.

A iniciativa, do Departamento de Comunicação da entidade, reuniu artistas de invernadas de danças e do segmento comercial do Rio Grande do Sul. Entre os participantes está o patrão do DTG Piazito da Tradição, de Venâncio Aires, Bruno Cassariego, que representou a 24ª Região Tradicionalista na gravação. Ele tem 34 anos e atua como técnico de radiologia do Hospital São Sebastião Mártir e também do Hospital Bruno Born, de Lajeado.

Segundo o MTG, tradicionalistas que trabalham na área da saúde foram convidados a participar do clipe, que tem tradução em libras. Também participaram da gravação diversos músicos gaúchos como César Oliveira, João Luiz Corrêa, Thomas Machado.

ASSISTA AO CLIPE 

Número de casos diários assusta

Os casos de Covid-19 em Venâncio Aires voltam a subir e a escalada coloca as autoridades municipais em alerta. Mais do que isso, a população deve ficar atenta e respeitar rigorosamente os protocolos de prevenção da Covid-19, mantendo o uso de máscaras, que é obrigatório.
São 144 casos somente nesta semana. Foram confirmados 41 casos na segunda-feira, 60 casos na terça-feira e 43 casos nesta quarta-feira. A situação levou o Município a anunciar, inclusive, um novo fluxo de atendimentos na rede pública de saúde. Além disso, a Prefeitura promete aumentar a fiscalização contra aglomerações no Carnaval.
A vacina chegou, mas a pandemia não acabou. Pelo contrário, o coronavírus segue fazendo vítimas todos os dias.

“Quem tiver falta de ar, dificuldades para respirar, dor no peito, desmaios ou confusão mental deve procurar diretamente um serviço de emergência, que é a UPA ou Hospital. Se não tiver esses sinais, o local de atendimento será a Unidade Básica de Saúde mais próxima, o consultório médico de confiança ou mesmo o CAR junto ao Posto Gressler.”
SANDRA KNUDSEN – Médica infectologista de Venâncio Aires

Carnaval e o comércio

Em função da pandemia, as comemorações de Carnaval ficam comprometidas neste ano e, automaticamente, o tradicional feriadão também é impactado. Os dias 15 e 16 de fevereiro, segunda e terça-feira de Carnaval, não são considerados como dias de feriado. Portanto, as empresas podem abrir os seus estabelecimentos normalmente.
Por se tratar de um ano atípico, parte dos estabelecimentos comerciais irão abrir e outra parte não. Prefeitura e agências bancárias não irão abrir.
No comércio local, a definição, segundo a Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) fica com cada proprietário. Um levantamento da entidade, feito via rede social, indicou que 60% pretendem abrir.

Soberanas da Fenachim

A informação de que a escolha das soberanas da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) pode ser realizada no mês de maio já movimenta algumas jovens venâncio-airenses. Integrando a programação de aniversário do município, a escolha da rainha e princesas da festa está pré-agendada para o dia 8 de maio, um sábado. Entre as diversas etapas do certame está a realização de uma prova escrita, de conhecimentos gerais sobre o município. Embora o formato do concurso ainda não tenha sido anunciado, algumas jovens já estão se preparando, inclusive fazendo leituras de fontes históricas e culturais da Capital do Chimarrão.

Jarbas em Brasília

Por Cristiano Wildner
Entre os dias 23 e 25 de fevereiro, o prefeito Jarbas da Rosa estará em Brasília. Será a primeira viagem do novo prefeito de Venâncio à Capital Federal. Ele visitará ministérios, deputados e senadores em busca de recursos. A prioridade, segundo ele, é garantir verba federal para a construção do novo Centro Materno Infantil em área ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Cruzeiro.
Conforme Jarbas, esse momento é crucial para visitar parlamentares, pois é neste período que ocorre o fechamento do orçamento federal de 2021. Logo depois, o orçamento será votado na Câmara dos Deputados e no Senado e seguirá para sanção presidencial.
Também em Brasília serão visitados os ministérios da Educação, da Integração Regional e do Turismo. Segundo ele, recursos assegurados ao Município ainda estão retidos. Tratam-se de ações que já foram licitadas localmente, mas os recursos ainda não foram depositados.

Saiba mais

  • A Câmara de Vereadores promove sessão ordinária hoje, a partir das 18h. A alteração ocorre em função do Carnaval. Com isso, não haverá sessão na segunda-feira, 15.
  • Decreto assinado ontem pelo governador Eduardo Leite põe fim à realização de corridas que utilizam cães e a outras crueldades contra os animais no Rio Grande do Sul, por meio da regulamentação de um artigo do novo Código Ambiental.


Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido