Uma das notícias mais esperadas deste fim de ano e uma das mais importantes da história recente de Venâncio Aires chegou no fim da tarde de terça-feira, 27: o município vai ter representante na Assembleia Legislativa.

O jejum, de mais de duas décadas, acabou. O ex-prefeito Airton Artus vai estar no Parlamento gaúcho, a partir de 31 de janeiro de 2023. A notícia rapidamente foi comemorada pela população e repercutiu nas redes sociais, entre apoiadores e moradores, que mesmo sem vínculo partidário, cumprimentaram o médico pelo feito.
Desde o resultado do segundo turno das Eleições 2022, a expectativa foi criada, justamente por Airton ser o primeiro suplente do PDT, partido que no segundo turno apoiou a candidatura de Eduardo Leite, governador reeleito. Desde então, articulação política não faltou para garantir que o venâncio-airense de coração (ele é natural de Barros Cassal) garantisse uma cadeira na Assembleia.

Como jornalista, acompanhei a trajetória de Airton Artus em seus dois mandatos. O trabalho dele não só foi aprovado, como lhe rendeu a reeleição, em 2012. A atuação também lhe garantiu protagonismo regional, especialmente em duas áreas: saúde (com destaque para os hospitais) e a defesa da cadeia produtiva do tabaco. Aliás, mesmo sendo médico, nunca deixou de defender o setor produtivo do tabaco, inclusive presidiu a Câmara Setorial do Tabaco.

No plenário 20 de Setembro, Artus vai ser uma das poucas vozes em defesa do setor do tabaco e, claro, um defensor das bandeiras da região dos Vales do Rio Pardo e Taquari, especialmente Venâncio Aires, seu berço eleitoral. Ganha Airton, que se dedicou e se preparou para ser deputado, e ganha toda a nossa região.

Para saber…

Com Airton Artus na Assembleia, a região do Vale do Rio Pardo terá quatro representantes no Parlamento gaúcho. Também assumem cadeiras Kelly Moraes (PL), de Santa Cruz do Sul; Adolfo Brito (Progressistas), de Sobradinho; e Edivilson Brum (MDB), de Rio Pardo.

Poste torto não é da RGE

No último fim de semana, a coluna Mateando divulgou nota alertando sobre a situação de um poste localizado na Rua Sete de Setembro, na esquina do Cemitério Municipal. Inclusive, a Câmara de Vereadores aprovou Moção de Apelo do vereador André Puthin (MDB), endereçada à RGE, para que realize a troca ou a fixação de poste, no bairro São Francisco Xavier.
Por meio da assessoria de imprensa, a RGE contatou a coluna Mateando, na manhã de ontem, para informar que o poste é exclusivamente de redes de telecomunicações, não sendo de responsabilidade da distribuidora de energia elétrica.
Conforme o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), Sid Ferreira, uma situação semelhante aconteceu no bairro Gressler, e levou a Prefeitura a remover um poste que estava escorado em um estabelecimento comercial. “Na oportunidade, contatamos as empresas informando que o poste seria retirado e como nenhuma se manifestou, tivemos que fazer uma operação para retirar o poste do local. Neste caso, também teremos que fazer esse trâmite para identificar quem são as empresas que estão usando. Daremos um prazo e se as empresas não responderem, teremos que retirar o poste e remover todos os fios”, disse o secretário, ao salientar que a remoção será necessária, para não gerar risco para a população.

Fechamento de ruas para o Ano-Novo

Quem pretende fechar a rua onde mora para festejar a chegada do Ano-Novo, tem até o meio-dia desta sexta-feira, 30, para protocolar o pedido na Prefeitura de Venâncio Aires. Segundo Luciano Teixeira, coordenador administrativo da Secretaria de Segurança Pública, que abrange o Departamento de Trânsito, os interessados devem apresentar um abaixo-assinado dos moradores, com o horário em que pretendem fechar a rua. Depois, integrantes do departamento vistoriam o local para ver as condições e o que será necessário para interromper o tráfego de veículos. São colocados cones e cavaletes, que ficam sob a responsabilidade dos moradores. “E depois que a festa é encerrada, os moradores retiram os cones e cavaletes e são responsáveis pela devolução”, explica Teixeira.

Preço do tabaco

A Afubra retomará reuniões de negociação do preço do tabaco nos dias 16 e 17 de janeiro. A informação é do presidente da Afubra, Benício Werner. A proposta das entidades que representam os produtores é a variação do custo de produção mais cinco pontos percentuais para a lucratividade do produtor.

Ano-Novo na Terra FM

O programa Ritmos, apresentado por Tavinho Botelho, na Terra FM, terá edição especial no sábado, 31, com a contagem regressiva para 2023. O programa, que traz músicas selecionadas dos anos 70, 80 e 90, vai ao ar das 20h até a meia-noite.