A 148ª Festa de São Sebastião Mártir começou nessa sexta-feira, 19, e segue até domingo. A Folha do Mate e a Terra FM estarão presentes nesse evento tão tradicional de Venâncio Aires, aliás, que é mais antigo do que o próprio município. A primeira edição foi realizada em 1876 e Venâncio foi emancipado em 1891.
Desde lá, o evento é mantido com a liderança dos membros da Paróquia São Sebastião Mártir e uma equipe de mais de 400 voluntários que se dividem, em diferentes setores, para fazer a festa acontecer.
O dia de São Sebastião Mártir é comemorado neste sábado, 20, feriado municipal,porém, o ponto alto da programação será neste domingo, 21, quando será realizada a missa campal e a procissão. O propósito é justamente permitir que moradores de outras cidades possam prestigiar também as celebrações e renovar a fé em São Sebastião, conhecido por ser o santo contra as guerras, fome, pestes e todos os males.
Faltam 100 dias para a Fenachim
Na segunda-feira, 22, o calendário nos lembra que faltam apenas 100 dias para o maior evento de Venâncio Aires. A Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) está agendada para ocorrer de 1º a 5 e de 9 a 12 de maio.
Os preparativos já estão a mil e, a partir de agora, também é intensificada a divulgação da Fenachim. Aliás, leques personalizados (foto) com a imagem das soberanas serão distribuídos neste domingo, na Festa de São Sebastião Mártir.
Nesta semana, a comissão organizadora confirmou à reportagem da Folha do Mate que uma das novidades será a implantação de uma área gastronômica no Parque do Chimarrão. O intuito é valorizar ainda mais o potencial da área da proteína animal. Esse olhar é importante para evidenciar ainda mais o slogan da festa com Sabor do Rio Grande, que já tem o chimarrão como protagonista.
Já começam a surgir as especulações em torno dos shows nacionais da festa. Os nomes devem ser anunciados no mês de março, em um evento que também marcará a apresentação dos trajes sociais das soberanas da festa.
Concessão da 453
O secretário de Parcerias e Concessões do RS, Pedro Capeluppi, concede entrevista à Rádio Terra FM na segunda-feira, 22. Na pauta, um tema importante para toda a região: o futuro da RSC-453. A comunidade regional está na expectativa pelo edital de concessão da rodovia que, atualmente, é administrada pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). A entrevista vai ao ar às 12h, ao vivo pelo dial 105.1 FM e no Terra Play, no YouTube.
Bandeira do Brasil
Quem passa pela Praça Henrique Bender, a Praça Evangélica, se depara com a falta da bandeira do Brasil. Após o forte temporal que devastou o espaço na noite da última terça-feira, 16, sobrou apenas o mastro. Com a força do vento, que pode ter passado de 100 km/h, a bandeira pode ter voado para longe.
O Monumento da Bandeira é mantido pelo Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão, que pede colaboração da comunidade para encontrá-la. Quem tiver informações pode fazer contato pelo número 99696-1054.