Foto: Alvaro Pegoraro / Blog do RuiPresidente do Guarani em 2008, venâncio-airense Júlio Batisti conquista título em pleno Edmundo Feix, agora como técnico
Presidente do Guarani em 2008, venâncio-airense Júlio Batisti conquista título em pleno Edmundo Feix, agora como técnico do Rio Grande

Concordo que o objetivo principal era o retorno à Série A2 em 2015 e o feito foi alcançado. Mas não há como esconder a frustração de perder um título, ainda mais em casa. O Guarani não conseguiu reverter o escore de Rio Grande e o gol sofrido no Edmundo Feix, seguido da expulsão do goleiro Henrique, dificultou todo o processo.

Não foi desta vez que o estigma de vice foi curado no Guarani. No seu terceiro acesso no Rio Grande do Sul – 1990, 2006 e 2014 – em nenhum o índio superou o rival na decisão. Com uma equipe coesa, bem postada e com o domínio do meio-campo, os rio-grandinos comemoraram o título da Terceirona, sob a batuta de Júlio Batisti.

Presidente do próprio Guarani em 2008, o venâncio-airense se arriscou na difícil missão de treinador. Garantiu o acesso no primeiro turno e veio a sua cidade natal jogar mais uma vez pelo regulamento. O Vovô levou o troféu de campeão para a zona sul com justiça.

Parabéns ao Guarani, parabéns ao Rio Grande, parabéns ao São Gabriel, que não desperdiçou a terceira oportunidade de decidir a classificação ao bater o Palmeirense por 2 a 1, desta vez em casa. As vagas para a Divisão de Acesso ficaram em boas mãos.

Terceiro posto

A Assoeva cumpriu com o seu dever e despachou, sem problemas, Teutônia no acanhado ginásio do Oliveira Castilhos. Em terceiro na classificação geral, a primeira missão é enfrentar São Luiz Gonzaga, em dois jogos, com o objetivo de avançar às semifinais da Série Ouro. Provavelmente, o próximo adversário será a ACBF, com o segundo e decisivo confronto em Carlos Barbosa.

Com todos os atletas à disposição do técnico Fernando Malafaia, a Assoeva chega forte na fase decisiva. Já os vizinhos Alaf e Assaf se enfrentam na fase de quartas de final. Vantagem para os lajeadenses, que decidem a vaga em seus domínios.

Minuto da Copa

# Brasil passa bem por Camarões, Neymar assume a artilharia isolada da Copa e novamente o Chile está no caminho da Seleção. Desta vez o adversário está mais forte do que em outras ocasiões.

# Felipão acertou na troca de Paulinho por Fernandinho. Brasil ganhou em movimentação e na chegada ao ataque.

# Holanda comprova sua força, faz nove pontos e se credencia como um dos postulantes ao título.