Com a lesão de Neymar, a obrigação da conquista do título pelo Brasil diminui. O favoritismo passa a ser da Alemanha. Mesmo tendo jogado pouco contra Chile e Colômbia, o atacante causava preocupação à defesa adversária e não seria diferente contra os alemães. Nesta Copa, a Seleção Brasileira esteve completamente dependente do seu camisa 10. Felipão não tem no elenco outro jogador capaz de desequilibrar, principalmente no setor de ataque. Willian deve ser o escolhido, porém poderia ser o momento de arriscar uma escalação sem centroavante, mantendo Fernandinho, Paulinho e Luiz Gustavo, adiantando Oscar com Hulk e Willian mais à frente. Mas é improvável que Fred, quase nulo, deixe a condição de titular. Chegou o momento de Felipão ter a postura do técnico Loius Van Gaal, que tomou uma decisão inédita ao trocar um goleiro no final da prorrogação para levar a Holanda às semifinais. O holandês é o técnico protagonista desta Copa. Já Felipão provou que pode fazer muito mais pelo Brasil e não cair na mesmice.
Favoritismo
As quatro seleções que chegam às semifinais são consideradas do mesmo nível, portanto não há favoritos. Nem Brasil, Alemanha, Argentina, tampouco a Holanda, fizeram até aqui campanhas irrepreensíveis, e o peso da camisa as levou até esta fase derradeira. Todas as seleções têm condições de igualdade e os prognósticos são os mais variados. O palpite de Brasil x Argentina na final segue sendo o preferido dos torcedores, mesmo com duas fortes seleções europeias em condições de chegar.
Tratamento
A imprensa plantou uma notícia no fim de semana sobre a possibilidade de Neymar atuar caso o Brasil avance à final. O atacante seria submetido a um tratamento para acelerar sua recuperação. O departamento médico do Barcelona queria saber se havia um fundo de verdade e se o atacante seria exposto a essa loucura. A CBF tratou de negar qualquer possibilidade, inclusive para conter a opinião pública.
Um minuto
# Nos bastidores, há indícios de que o Guarani deva montar um time forte para a disputa da Copa Sul-Fronteira. O Rubro-Negro estreia fora de casa, no dia 3 de agosto, contra o Farroupilha, de Pelotas.
# Como há vários atletas desempregados neste segundo semestre, é possível contratar bons valores por um preço abaixo do mercado.
# Inter pretende oficializar as homenagens ao ídolo Fernandão, morto em acidente há 31 dias. Nas redes sociais, alguns torcedores entendem como um exagero tal homenagem ao ex-camisa 9 colorado.
# Pelo que o jogador representou ao clube, com duas conquistas inéditas em 2006 (Libertadores e Mundial de Clubes), a homenagem é justa.
# Grêmio pretende contratar o atacante Fernandinho esta semana. Seria um grande reforço para o restante da temporada, aumentando a esperança do torcedor na disputa pelo Brasileirão e Copa do Brasil.