Na ausência do Brasil na final, fica clara a preferência do torcedor brasileiro pela Alemanha nesta decisão da Copa do Mundo, no histórico palco do Maracanã. Mesmo sendo responsáveis pela maior humilhação já vista num Mundial sobre a seleção brasileira, os atletas alemães conseguem mostrar simpatia e respeito. Os germânicos conquistaram os brasileiros com carisma e boas ações, como a doação de duas ambulâncias para atender uma aldeia indígena na Bahia.
Há também quem torça pelos argentinos, tradicionais rivais sul-americanos. Talvez pelo estilo aguerrido de um time que chega à final sem apresentar um grande futebol, mas decisivo em momentos pontuais. Já está enraizado no brasileiro o fato de torcer contra os argentinos. Os hermanos vivem cantando que Maradona é melhor do que Pelé e se acham maiores que o Brasil, mesmo tendo vencido duas Copas. Uma terceira estrela conquistada no nosso próprio país deixaria nossos vizinhos ainda mais convencidos.
Dentro de campo, tanto Argentina quanto Alemanha merecem a conquista do Mundial. Os alemães chegam mais preparados para vencer, porém, os hermanos tem ao seu lado o fator preponderante de nenhum europeu ganhar um título mundial fora de seu continente. Será necessário corrigir esta fenda na história. Será o confronto da forte e coletiva Alemanha contra a genialidade e a individualidade de Messi, que pode decidir o jogo em apenas um lance. Façam suas apostas.
Dupla humilhação
Felipão cometeu um erro crasso e até infantil na escalação do Brasil diante da Alemanha. Inferior tecnicamente, o fato de não povoar o meio-campo diante dos alemães foi o principal problema para sofrer cinco gols em meia hora. Na decisão pelo 3° lugar, o pouco futebol apresentado na semifinal foi o mesmo diante da Holanda, que mesmo desprezando a disputa, passeou em campo. Dificilmente Felipão seguirá no comando técnico da seleção. Pode ser considerado um profissional ultrapassado para os padrões atuais do futebol mundial.
Um minuto
# Dois malucos acertaram o placar de 7 a 1 pró-Alemanha em bolões no Paraná. Um deles levou R$ 135 e outro uma TV. Adivinhar esse escore é tão ou mais difícil que levar a Megassena.
# Triste deve ter sido perder o Mundial de 1950 para o Uruguai. Não tivemos nem tempo de ficar magoado com a goleada imposta pela Alemanha.
# Robben crava que a Argentina não terá chance contra a Alemanha. A declaração polêmica do atacante da Holanda, certamente, será usada no vestiário argentino.