Nesta semana quando estiveram aqui comerciários e dirigentes de dois sindicatos que apoiam a iniciativa de desligamento dos comerciários de Venâncio, do Sindicato de Santa Cruz e criar um Sindicato aqui, perguntei sobre a realidade de cada setor. Darli Estraich, presidente em segundo mandato do Sindicato dos Metalúrgicos, informou que a categoria tem base de 5.800 trabalhadores e 2.500 são filiados ao Sindicato. João Campos, do Sindicato dos Calçadistas, revelou ter uma base de 1.700 trabalhadores e 1.000 associados. Os comerciários estimam base de 2.000 trabalhadores em Venâncio e tem hoje 400 associados ao Sindicato com sede em Santa Cruz.

Darli e João estão dando sustentação à iniciativa dos comerciários locais por um Sindicato independente. Inclusive os diretores de base local, Adriano Costa e Jairo Pereira, conforme disseram em reportagem, não suportavam mais a forma e os métodos de condução dos assuntos de interesse dos comerciários, como vinha fazendo Afonso Schwengber, que de Santa Cruz, decide pelas ações dos comerciários em Venâncio.

A assembleia dos comerciários para de desligamento do Sindicato de Santa Cruz e criação do Sindicato em Venâncio, está marcada para o dia 7 de outubro, no Leituras, palco de grandes festas anuais da categoria no Baile dos Comerciários.