O prefeito Airton Artus saiu para uma semana de férias ontem, deixando o cargo para Giovane Wickert. Na terça-feira Artus esteve aqui na Folha para conhecer e avaliar a pesquisa Methodus, que o jornal realizou com seus leitores e que tem um bloco de avaliação da Administração Municipal, avaliação que aprofundo na coluna de amanhã.

Ao falar de ações, Artus me fez o convite e fomos dar uma volta no bairro Coronel Brito e ver a pavimentação de 64 quadras com asfalto naquele bairro, em direção ao bairro Brands. Com ares de satisfação, Artus abanava para moradores que o saudavam. Ele destacou que nos contatos que tem tido com famílias humildes daquela região, percebeu uma transformação. Casas humildes, em verdadeiros ‘becos’, na parte alta da Coronel Brito, de repente se viram com asfalto na frente da sua porta. Este fato mexeu com a autoestima das famílias, que se sentem valorizadas e mais motivadas, avalia o prefeito, o que vem ao encontro das manifestações de moradores.

Perguntei sobre a cobrança do asfalto. Artus explica que por lei, famílias com renda até dois salários mínimos e meio, podem pedir isenção de pagamento da taxa. A estimativa é de que 30% das famílias se enquadrem na isenção. As demais devem pagar um valor entre R$ 90 e R$ 100 reais mensais pela pavimentação, que na região alta da Coronel Brito, fez dobrar a valorização dos terrenos.

Ah, antes que alguém maldiga a ‘voltinha’ de meia hora com o prefeito (no carro particular dele), lembro que faço isso desde o prefeito Alfredo Scherer, passando pelos governos de Almedo Dettenborn, Glauco Scherer, Celso Artus, assim como farei com os próximos. Ver e destacar bons projetos, que beneficiem a coletividade, sempre é bom.