O assessor da presidência da República, Selvino Heck, faz, de Brasília, sua avaliação de fatos políticos:
Não pude estar no Encontro do PT, com Lula e Dilma em Porto Alegre. Pelo pouco que li até agora e pelo que ouvi de algumas pessoas, foi muito bom. Assim se estabelece o debate na sociedade brasileira sobre o passado e sobre o futuro, o que é sempre saudável para a democracia. E é bom que os debates aconteçam em 2013, porque em 2104 o debate acaba sendo quase puramente eleitoral e aí perde em substância e qualidade.
Aécio Neves sendo eleito presidente do PSDB nos próximos dias seguramente também vai promover debates sobre as ideias do PSDB, o desenvolvimento, o futuro do Brasil, o que será muito bom.
é importante que os/as eleitores/as votem em ideias e propostas em primeiro lugar e não em nomes e muito menos em barganhas ou meramente jogos eleitorais.
O debate anda muito pobre no Brasil.
Aliás, neste sentido, o Congresso, como se viu ontem na votação da MP dos Portos, anda mais que pobre em ideias e projetos. Espero que ano que vem haja uma grande renovação de deputados e senadores. Está na hora. Está cada vez mais difícil governar com este presidencialismo de coalização. Ainda ontem andamos fazendo uma análise na Secretaria Geral sobre este tema. Desta forma, parece que ele está esgotado. E isso vale para qualquer partido ou candidato que ganhe ano que vem.
Cada vez mais uma reforma política é necessária. O PT, inclusive, está defendendo uma Constituinte exclusiva para fazer a reforma. Parece ser a melhor e única forma de ela acontecer. Mas isso só acontecerá com mobilização social. Não adianta só reclamar, achar que a política está ruim, falar mal da corrupção. é preciso mudar as regras.