
A passagem do Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, pela região nesta semana, para conhecer a cadeia produtiva do tabaco, tirou um pouco da apreensão que o setor vive constantemente.Agrônomo e produtor rural – ele é um dos grandes produtores de soja no Mato Grosso, onde foi governador e hoje é Senador pelo PP – Maggi mostrou entender a importância econômica e social do tabaco, que gera renda, empregos e tributos para o país que precisa crescer economicamente.Na visita ao produtor Sanges Alberto Klafke, o Beto, em Linha Bem Feita, propriedade escolhida para a visita do Ministro, acocorados diante do canteiro de mudas de tabaco, a conversa foi de dois produtores que sabem o que é lidar com a terra, mesmo que um seja grande produtor e agora Ministro e outro pequeno produtor. Beto disse ao Ministro que os fumicultores querem é poder trabalhar e produzir. Maggi se comprometeu a ser parceiro e não inimigo do setor.

O prefeito Airton Artus, que como presidente da Câmara Setorial do Tabaco, integrou a comitiva do setor que teve audiência com Maggi em Brasília para apresentar números do setor tabacaleiro e as angústias vividas por produtores e industriais, se mostra satisfeito. “Ele é produtor e trata o Ministério, não com ideologia, mas com profissionalismo”, disse Artus.

CandidatosNa visita de Maggi a propriedade de Sanges, tinha mais de cem pessoas entre autoridades, industriais e produtores. A jornalista Vanessa Behling cobriu a visita pela Folha e registrou muitos momentos importantes, até de Maggi apanhando bergamotas do pé para comer na hora. Assim como uma pose do Ministro com o deputado Luiz Carlos Heinze (PP/RS) com o prefeito Airton Artus e nomes do PDT para concorrer à sua sucessão, o vereador Jarbas da Rosa, pré candidato a prefeito e a advogada Isabel Oestreich, assessora jurídica do Sindicato Rural, que viria a ser confirmada como pré candidata a vice de Jarbas, no dia seguinte.O vice-prefeito Giovane Wickert, pré candidato a prefeito pelo PSB e o vereador Celso Krämer, do PTB, pré candidato a vice de Giovane, ‘marcaram’ de cima e estavam na foto também.Neste final de semana e no próximo acontecem as convenções partidárias, quando deixaremos de usar o ‘pré’ para nomes que já estão definidos para concorrer à prefeitura. Para as majoritárias, com o anúncio do PDT, de que Isabel Oestreich será vice de Jarbas, falta definir só o vice de Cesar Schumacher, pré candidato a prefeito pelo PT.Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB) – Vinícius Medeiros (PSDB) e Adilor Adams (PSDB) – Jarbas da Rosa (PDT) e Isabel Oestreich (PDT) – Cesar Schumacher (PT) e um vice que possivelmente também seja do PT, serão os candidatos a suceder Airton Artus (PDT) e Giovane Wickert – eleito e reeleito pelo PT e que vai concorrer agora pelo PSB – que foram prefeito e vice, eleitos em 2008 e reeleitos em 2012.