O prefeito Airton Artus, que é médico, vem de longa data buscando uma forma de resolver o impasse existente e que vem de muitos governos; os médicos contratados para 20h para atuar nos postos de saúde, mas que não cumprem horário. Atendem número x de fichas e vão para outras atividades, alegando que o salário pago para 20h não compensa.

Airton encaminhou para a Câmara de Vereadores uma proposta de solução, onde Venâncio Aires pode estar sinalizando o caminho para a maioria dos municípios. A proposta reduz de 20 para 10 horas semanais a atuação do médico na rede publica municipal, – duas horas de atendimento por dia – com o salário atual por 20h e a criação de novos cargos de médicos comunitários com 20h semanais, com salário de R$ 5,1 mil e de dentista com 40h.

Com estas mudanças, o trabalho na saúde pública municipal passa a ser mais atrativo. Hoje existe, e sempre existiu, dificuldade em conseguir médicos para atender na rede de postos de saúde.

Artus, que já tinha mostrado caminho, com a intervenção no hospital em 2011, modelo que foi seguido por vários outros municípios gaúchos, agora mostra caminho para solucionar mais uma dificuldade que é comum aos municípios.