Do outro lado do planeta, em Seul, na Coreia do Sul, o prefeito Airton Artus integra a comitiva brasileira que foi lá defender o direito de produzir tabaco no Brasil.

Pelo e-mail ele me enviou ontem a tarde esta mensagem:

Participei hoje pela manha (segunda-feira) de uma entrevista coletiva promovida pelo ITGA a convite da Afubra. Romeu Schneider e Benício Werner . Presente Seu Flores do Sindicato Rural de Candelária e o Irio do SindiTabaco. ITGA: International Tobaco Grower`s Association.- Associação Internacional de Merwe CEO: Antônio Abrunhosa. Presença importante da Agencia Reuters. Temas: Consumo… Produção… Diversificação…Alternativas…Renda…” decisões de gabinete”- Genebra citada -…Interferência na vida do produtor. Exatamente os temas abordados na Câmara Setorial do Tabaco e na nossa comunidade. Como prefeito de município produtor dei meu depoimento no sentido da exclusão dos municípios do debate e da forma autoritária que os produtores estão sendo tratados. Após, participamos de almoço típico coreano a convite da “Afubra” local – Associação Coreana de Produtores”.

Finalizando, o gremista Artus manda saudações tricolores. Quanta alegria, mesmo sem faixa e sem taça.

Pelo telefone me enviou outra mensagem: “Parece que o ambiente mudou. O mundo não sabe o que fazer com os produtores de tabaco. Não tem nada no momento que substitua o tabaco. No Brasil, a Câmara Setorial do Tabaco já alertava. Agora estão todos preocupados”.