Por falar em Telmo Kist (PDT), ele esclarece como funciona a troca de vereadores pelo Regimento Interno da Câmara de Venâncio, explicando as trocas ocorridas na semana, quando dois vereadores assumiram secretarias municipais e suplentes foram para a Câmara.

“O Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires prevê a possibilidade do afastamento de vereador titular para assumir cargo de secretário municipal.Manifestado o interesse pelo afastamento, cabe ao presidente do Poder Legislativo convocar o primeiro suplente da sigla ou coligação.

Caso o primeiro suplente manifeste desejo de não assumir, caberá ao Poder Legislativo convocar o segundo suplente e assim sucessivamente.

Os casos em referência seguiram esta ordem. O vereador Neri da Silveira (PDT) alegou problemas particulares e não assumiu. Foi convocado o segundo suplente Edmilson Freda (PDT), que tomou posse. Do mesmo modo, o primeiro suplente da coligação que tem o João Sthal (DEM) como titular, Ciro Fernandes (PR) foi convocado pela Casa. Mas preferiu seguir com sua atuação no executivo. Só então a Câmara chamou o segundo suplente João Luis (PPS).Pelo que estabelece o Regimento Interno, somente assumirá como vereador o segundo ou terceiro suplente, caso haja manifesta desistência do primeiro suplente. Em algumas Câmaras que seguem o Regimento Interno da Câmara Federal e do Senado, o afastamento de vereador para tratar assuntos particulares deve ser aprovado no plenário. Nosso regimento não prevê isso. Esta e outras muitas questões estão sendo analisadas em Comissão Especial que trata da atualização do nosso Regimento Interno.

De hoje (quarta-feira) até sexta (hoje), três vereadores, Helena da Rosa (PMDB), Cândido Faleiro (PT) e Rudemar Glier (PMDB), realizam curso no Igam sobre este tema”.